sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

DF vai definir pesquisa em saúde

Cerca de 33 representantes de hospitais, universidades e instituições voltadas a pesquisas na área de saúde definiram, dia 19, com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Izalci Lucas, os três principais temas de interesse estratégico para o Distrito Federal do ponto de vista da saúde pública: doenças e agravos; sistemas e políticas de saúde, inclusive saúde da família; e saúde, ambiente e trabalho e biossegurança.

A questão será detalhada em nova reunião. As áreas de pesquisa priorizadas, segundo Izalci, receberão recursos da ordem de R$ 800.000,00 – metade do GDF e metade do Ministério da Saúde, proveniente do Programa de Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia em Saúde, que financia pesquisas para fortalecer o SUS.

Durante a reunião de ontem, a Secretaria também colheu informações das instituições sobre a atual capacidade instalada de pesquisa saúde no DF (grupos, pesquisadores e instituições), com produção nas áreas a serem priorizadas.

O investimento seguirá as regras do edital a ser lançado, em seguida, pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, por intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fap-DF).

Nenhum comentário: