sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Deputado critica informática

Em pronunciamento na Câmara Legislativa do DF o deputado distrital Izalci Lucas criticou a Informática da Casa, que segundo ele, está funcionando muito aquém do desejado. Izalci fez um apelo à mesa e mais precisamente, ao vice presidente da Casa, deputado Chico Floresta, para que providências sérias e rápidas sejam tomadas no sentido de sanar o problema, prejudicial inclusive à análise e votação dos projetos nas sessões. Para ele, não há como avaliar, analisar e contribuir para a votação, sem acesso as informações.

Leia Mais

A REVITALIZAÇÃO DO PLANETÁRIO DE BRASÍLIA

No teto hemisférico do Planetário de Brasília eram projetadas imagens de estrelas e planetas, permitindo que os espectadores adquirissem, com a orientação de um especialista, uma série de conhecimentos acerca da identificação e movimento dos astros e planetas.

Desativado desde 1997,quando era centro de elaboração cultural, científica e de atração turística, o Planetário de Brasília vai ser reativado pelo GDF. Construído em local privilegiado, entre e Torre de TV e o Centro de Convenções, o monumento foi, durante muitos anos um patrimônio de extrema importância para a comunidade, devido aos seus recursos técnico-científicos e didáticos.

O Secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do DF, deputado Izalci Lucas, já iniciou os estudos e negociações para restaurar os quase 3 mil metros quadrados do monumento e seus equipamentos.

Em convênio assinado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Governo Federal disponibilizou R$ 700 mil provenientes da Secretaria para Inclusão Social (Secis), para a recuperação da cúpula e do sistema de projeção do Planetário, assim como para a elaboração de projetos para a gestão e funcionamento do local, treinamento de monitores e capacitação de professores das escolas públicas do DF na programação de visitas de estudantes.


As obras de recuperação, a um custo previsto de R$ 2 milhões, deverão ser iniciadas ainda este ano.

O antigo Planetário contava com 16 aquários na parte superior que será substituído pelo Museu de Ciência e Tecnologia. O Secretário Izalci Lucas acredita que em 2006 o espaço estará em pleno funcionamento. De acordo com o deputado: “O importante é subsidiar a investigação científica e a divulgação da Ciência.O fechamento do planetário representou uma grande perda para a área da Educação. A revitalização desse importante espaço no DF alimentará a necessidade de conhecimento dos nossos jovens. Além de estimular o ensino da ciência, especialmente da Astronomia, contribuirá também para o desenvolvimento do turismo na capital federal.”.


Quando as obras estiverem concluídas, o GDF iniciará o atendimento ao público segundo um modelo de gestão moderno e inovador. Brasília disporá, então, de mais um importantíssimo instrumento de promoção educacional, social e cultural.


Leia Mais

Izalci inaugura primeiro telecentro do DF

Será inaugurado hoje, dia 19, às 11h00, o primeiro Telecentro Comunitário do Distrito Federal, na Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, na Ceilândia. A Secretaria de Estado para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia fez parte da parceria entre Banco do Brasil e GDF, que proporcionou a implementação do telecentro. O secretário Izalci Lucas, que tem como uma das principais bandeiras para SDCT a Inclusão Digital, estará presente no evento.

Criada há dez anos, a biblioteca não possuía nenhum computador para atender os 13 mil visitantes que frequentam o local mensalmente. A partir de agora, a estimativa da Associação de Pais e Amigos da Biblioteca, beneficiário do projeto, é de que o fluxo de pessoas dobre. A diretora da Biblioteca, Jaqueline Soares, diz estar muito contente com a possibilidade de atender melhor a população: “O objetivo primordial é garantir o acesso à informação gratuitamente”, ressaltou.
O telecentro será aberto em poucos dias, logo após o treinamento dos funcionários que irão monitorar os visitantes. O horário de funcionamento será o mesmo da biblioteca: segunda a sexta, das 8h00 às 22h00 e nos sábados das 8h00 às 12h00.

Leia Mais

Foram diplomados 45 alunos no curso técnico em sitema de informação; 15 em curso técnco de gestão empresarial e publica e 50 em curs de formação inici

No fechamento desta edição, o GDF dava os retoques finais na mensagem do governador criando o Refaz – programa de financiamento de dívidas indicado por Izalci, encampado pelo Governo, que beneficiará empresas e pessoas físicas em seus débitos fiscais com o DF. O Refaz prevê o parcelamento de dívidas fiscais em até 180 meses, o cancelamento de débitos e, ainda, o seu pagamento com precatórios judiciais.

Leia Mais

Garanta já sua vaga Abeduq oferece bolsas de estudos nas faculdades do DF e Entorno

Uma grande oportunidade para quem cursa ou quer fazer um curso superior está sendo oferecida pela Associação Brasileira pela Educação de Qualidade (Abeduq). A partir da próxima segunda-feira a ong abre as inscrições para mais de duas mil vagas nas principais instituições de nível superior do Distrito Federal e do Entorno, disponibilizando através do cheque-educação, bolsas com 50% de desconto no valor das mensalidades.

É uma chance única para os estudantes que não estão conseguindo arcar com as altas mensalidades cobradas. O acesso ao ensino superior, cada vez mais difícil devido aos altos custos, ficará agora muito mais fácil. É mais uma oportunidade de suma importância que a Abeduq, entidade presidida pelo deputado distrital Izalci Lucas, e o cheque-educaçaõ está oferecendo e que você não pode perder.. As inscrições podem ser feitas no Setor de Diversões Sul, Edifício Eldorado, sala 506. Informações no site www.abeduq.org.br ou pelo telefone : 3225.17.05

Leia Mais

Instituto Izalci de solidariedade ganhou sede própria

O Instituto Izalci de Solidariedade já tem sede própria. Fica em Taguatinga, na QNA 34 casa 02. A inauguração aconteceu no dia 30/08 onde estavam presentes autoridades locais e representantes da comunidade.

abertura do evento foi feita pelo idealizador do projeto, o Secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Deputado Izalci Lucas. Em seguida, a Presidente do Instituto, Ivone Fernandes, fez os agradecimentos.
O Instituto, com mais de 16 cursos, conta com programas direcionados às crianças, jovens e idosos preparando-os para o mercado de trabalho. Também foram realizadas parcerias com Organizações não governamentais (ONGs) no sentido de acelerar o desenvolvimento do projeto.
Há dois anos, o Instituto Izalci de Solidariedade iniciou seu trabalho
com ações sociais como a campanha do agasalho e a distribuição de sopas e cestas básicas para a comunidade carente. Hoje, além de trabalhar em campanhas de conscientização, o Instituto procura incentivar a solidariedade e a cidadania por meio da capacitação e da formação profissional.
Com a inauguração da sede os idealizadores do projeto procuram potencializar o desenvolvimento social, além de valorizar ações de inclusão social e gerar renda.
Na avaliação de Izalci Lucas a promoção do desenvolvimento intelectual de crianças e jovens por meio de uma educação de excelência, envolvendo a família, educadores e comunidade é o grande desafio do Instituto. "É preciso capacitar no presente para garantir o futuro". Afirmou


Leia Mais

Inclusão em 50 escolas públicas este ano

Até o fim do ano, pelo menos 50 unidades da rede pública de ensino promoverão a efetiva inclusão digital de seus professores e alunos, passando a contar com equipamentos, treinamento didático-pedagógico, técnicas de manuseio e avaliação periódica.

O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico, deputado Izalci, após informar que o DF vai receber 2.500 computadores doados pelo Banco do Brasil, que está promovendo o re-equipamento de suas 3.900 agências em todo o País.
A cessão das máquinas, que serão usadas pelo GDF na implantação da Escola Digital Integrada e na Inclusão Social Digital foi solicitada pelo secretário em audiência com o vice-presidente do Banco do Brasil José Luiz Cerqueira César e o diretor de Infra-estrutura da instituição, Paulo Rogério Cafareli.
Tanto a Escola Digital Integrada quanto o projeto de inclusão destinado às comunidades carentes, ainda sem acesso às modernas facilidades trazidas pela informática, são propostas do deputado Izalci apresentadas na Câmara Legislativa. A primeira já é lei e a segunda encontra-se em vias de aprovação.
Ao convidar Izalci para a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, o governador Roriz incumbiu a Pasta da execução desses dois programas, além da Cidade Digital, do Parque de Biotecnologia e da Capital da Saúde, três prioridades de seu Governo.
O Banco do Brasil é uma das principais empresas que se instalarão na futura Cidade Digital, a ser implantada próximo à Granja do Torto, duplicando sua capacidade tecnológica.
Mesmo abatido com a doença do pai, o pioneiro guaraense Antônio Ferreira, que viria a falecer na sexta-feira, 27, após três meses de internação, o deputado manifestou satisfação com o anúncio de que o Ibama acatou a posição do GDF, admitindo que destinada à Cidade Digital encontra-se fora da poligonal do Parque Nacional de Brasília, o Parque da Água Mineral.
Em 90 dias, após a aprovação do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), começarão as obras de terraplenagem e arruamento da Cidade Digital, prevê o secretário.
Outro programa do Governo que estava em compasso de espera por causa de exigências da gerência regional do Ibama – o Capital da Saúde – será realocado em área do GDF, próxima à Ponte JK. A decisão do Governo foi comunicada pelo deputado Izalci em entrevista concedida no Palácio do Buriti. Ele acrescentou que a definição dessa nova área possibilitará à Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico a imediata retomada de sua implantação.

Leia Mais

Pardal vai gerar duas advertências e cobrar na terceira infração

Como livrar o brasiliense trabalhador, pai de família e sem vocação para gladiador do asfalto da armadilha arrecadadora dos pardais, sem recriar o clima de velocidade livre reinante antes de sua instalação, na segunda metade da década de 90?

A resposta é o projeto de Izalci que estabelece um novo sistema de cobrança de multas, de caráter educativo, a partir do qual o infrator passará a ser notificado e advertido sobre seu erro, além de receber material pedagógico sobre segurança no trânsito, só pagando as multas acumuladas e sendo punido com pontos negativos no prontuário na terceira ocorrência consecutiva.

Leia Mais

Fim da Pirataria

Uma prática nociva, que pode por fim a cultura artística vai ser combatida com mais rigor no DF

Aprovado em primeiro turno, por todos os 20 parlamentares presentes à sessão o Projeto de Lei 294/2003, que estabelece penalidades rígidas para a comercialização de produtos pirateados no âmbito do Distrito Federal. De autoria do deputado distrital Izalci Lucas, a proposta define multas que poderão variar de mil reais até cinqüenta vezes o valor do produto, sendo a persistência punida com perda do alvará de funcionamento do estabelecimento. Esta prática nociva, que põe em risco a produção artística musical, literária, informática e científica, gera de acordo com dados levantados pelo deputado, um prejuízo da ordem de US$ 30 bilhões ao País.

Os números da pirataria são assustadores. A cada dez CDs legítimos, cinco são piratas e outros tantos são copiados pela Internet. Para Izalci, a questão é séria e sua prática põe em risco a economia do Brasil . No DF, uma operação realizada em dezembro no Shopping 25 de março, apreendeu sete mil caixas de mercadorias com produtos diversos, como confecções, calçados, brinquedos, óculos, relógios, produtos de informática e equipamentos eletrônicos. De acordo com o divulgado pela Receita Federal, 95% das mercadorias eram de origem estrangeira e somente 5% eram nacionais.

O combate mais efetivo ao contrabando e a pirataria é defendido inclusive por fiscais da Receita Federal, que reclamam das falhas na legislação, que não é muito especifica quando se trata do item pirataria. Estas lacunas estão sendo preenchidas pelo projeto do deputado Izalci, que cria pesadas sanções contra os comerciantes de produtos pirateados, estabelece multas com valores altos, e ainda a proibição da atuação dos mesmos no âmbito do DF.



Assessoria de Imprensa
Luciene Torquato- 9961.14.53/ 3348.80.72


Leia Mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS VOTA A AMPLIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA

O Projeto de Lei 4186/04, do Poder Executivo, que amplia os limites do Parque Nacional de Brasília, está em pauta na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (23/08), em regime de prioridade.

Para o Secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Izalci Lucas, que esteve ontem com o Presidente da Câmara, Severino Cavalcante, a notícia da votação na próxima semana vai garantir os investimentos previstos para o Parque Capital Digital. Ele disse, ainda, que a demora na votação do Projeto não atrasará a construção do empreendimento. Os estudos para a edificação do pólo de tecnologia estão em andamento.
No Projeto de construção do Parque serão respeitados todos os princípios ambientais. As obras de infra-estrutura serão iniciadas tão logo o projeto seja aprovado na Câmara dos Deputados.
O GDF, a Casa Civil e o Ministério do Meio Ambiente estão trabalhando para que o estudo de impacto ambiental (Eia-Rima) seja rapidamente concluído.
O empreendimento visa transformar o Distrito Federal em um centro de referência mundial na produção de bens e serviços de Tecnologia, Informação e Comunicação. Os investimentos chegam a mais de 2 bilhões de reais, em uma área construída de 700 mil metros quadrados. O projeto abrigará duas mil empresas e tem potencial para gerar mais de 25 mil empregos.
Na avaliação do secretário, o Parque Capital Digital vai associar empregabilidade e tecnologia, diferenciais históricos de Brasília. “Os avanços na indústria da informação ocorridos em todo o mundo não passaram despercebidos no DF, temos um acentuado processo de desenvolvimento da cadeia produtiva em curso e contamos com diversas empresas e de variados portes. Além de prestação de serviço para a área publica e privada, as empresas do DF realizam trabalhos na área de pesquisa e desenvolvimento. Sem contar que o aspecto educacional reforça a competitividade da região no setor. O Distrito Federal tem 33 Instituições de ensino superior na área de TIC, formando cerca de 450 graduados no mercado anualmente.” Ressaltou.


PROJETO DE LEI

A proposta de ampliação dos atuais 30 mil hectares para 41,8 mil hectares do Parque Nacional de Brasília, tem como objetivo garantir a preservação dos mananciais que servem de fonte de abastecimento de água para a capital federal. O novo desenho também pretende acabar com a especulação imobiliária que atingiu áreas situadas nas bordas do parque.
As alterações no projeto original excluem da área de ampliação do parque a Granja do Torto, o Parque de Exposições, a vila Weslian Roriz, as áreas entre o ribeirão Pantanal, o córrego Três Barras e a rodovia DF-003 e o Núcleo Rural do Lago Oeste. De acordo com o relator, foram incluídas as áreas de proteção ambiental situadas nos trechos mais íngremes, onde se localizam cachoeiras, cavernas e outros elementos do patrimônio natural de maior interesse ambiental.
Se for aprovado, o projeto segue para o plenário do Senado Federal.


Leia Mais

Projetos de lei apresentados em 2004

Antes de se licenciar da Câmara para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, o deputado Izalci (PFL) protocolou as seguintes proposições, na Câmara Legislativa:

Criando o Vale-táxi, destinado às pessoas que percebem mensalmente até um salário mínimo, com dificuldade ou impossibilidade de locomoção. A concessão é limitada a 20 vales anualmente por beneficiário, no valor de R$ 20,00;

Criando o Serviço de Transporte Público de Passageiros e Valores por Motocicletas do Distrito Federal, regularizando a situação do transporte de passageiros e cargas por motocicletas, responsável pela geração de emprego e renda;

Prevendo multas pelo atraso na realização de eventos artísticos, desportivos e sociais, com cobrança de ingresso, que, além de prejuízos financeiros, causam grande revolta nos consumidores, sobretudo por causa do impedimento de participar da promoção pela qual pagou;

Instituindo a Política Distrital de Qualidade Ambiental Ocupacional e de Proteção da Saúde do Trabalhador;

Determinando a valorização de afros-descendentes nas peças publicitárias dos Poderes Públicos do Distrito Federal;

Criando a Capelania Carcerária no Sistema Prisional do Distrito Federal para prestar assistência religiosa aos condenados;

Tornando obrigatória a disponibilização de cadeiras de rodas para pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos pelos shoppings centers;

Desobrigando os estabelecimentos de ensino que funcionam em residências da apresentação da anuência da vizinhança quando da renovação do alvará de funcionamento e

Declarando o Educador Anísio Teixeira patrono do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal.

Leia Mais

Elevadores mais próximos de oferecer segurança ao usuário

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou hoje (dia 11), por unanimidade, o projeto do deputado Izalci (PFL) que torna obrigatória a afixação de uma placa nas portas externas dos elevadores instalados nos prédios públicos e particulares, com advertência de que o usuário deve observar se o elevador se encontra no piso, a fim de se evitar acidentes graves, como quedas nos fossos.

Cada vez mais freqüentes e perigosos, no Plano Piloto e cidades satélites, os acidentes causados por elevadores fizeram mais uma vítima na cidade: Maria Gomes de Brito, de 39 anos, caiu no fosso do elevador do bloco K, da 216 Sul, na manhã de sábado, dois de agosto. A porta externa foi liberada no quarto andar mas o elevador estava parado no primeiro piso do bloco. Dona Maria caiu no poço e sofreu fraturas nas pernas.

Ao expressar sua preocupação com Maria Gomes de Brito e todos que vêm sofrendo traumas físicos e psicológicos por acidentes com elevadores que não se encontram no andar indicado, Izalci se congratulou com os membros da CCJ e reiterou sua disposição de lutar para que a proposta seja transformada em lei o mais rápido possível.

Leia Mais

PDL

Outra preocupação do deputado Izalci é a apreciação dos PDLs do Gama e Guará. Na última sessão, Izalci fez um apelo ao plenário, solicitando uma atenção maior dos deputados para a aprovação dos projetos em pauta, já discutidos pela comunidade que esperam pela manifestação da CLDF.

Leia Mais

Construindo cidadania com Ciência e Tecnologia

O Secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas promove apresentação sobre ciência e tecnologia aplicada à cidadania para os servidores da Administração Regional do Núcleo Bandeirante e alunos da rede de ensino do DF.

O objetivo é auxiliar o desenvolvimento do potencial criador dos participantes e promover o interesse sobre área de ciência e tecnologia. “Procuramos instrumentalizar as pessoas para a melhor utilização das novas tecnologias da informação a serviço da cidadania. O programa pretende interagir de maneira intensiva em todas as esferas da sociedade na tentativa de formar um número cada vez maior de difusores da idéia” comentou Izalci Lucas.
Na avaliação do secretário, que também é professor, a importância desse tipo de iniciativa é mostrar que Brasília tem uma vocação tecnológica desde a sua construção. “O principal é que as pessoas sejam estimuladas a pensar, a criar e produzir suas idéias.”. Acrescentou.
Além da apresentação dos Projetos da SDCT, o evento conta, ainda, com a entrega de certificados para a 1ª turma de servidores capacitados no sistema operacional Linux. A cerimônia de entrega faz parte do Projeto Gera Evolução, uma iniciativa da SDCT/FAP-DF que procura transmitir aos usuários dos telecentros conhecimentos básicos de informática.
Data: 17 de agosto de 2005.
Hora: 10h30min.
Local: Auditório da Igreja Padre Roque – Próximo à Administração do Núcleo Bandeirante
Informações:
Assessoria de Comunicação SDCT
Telefone: 363 5082 ramal: 254 e 248
hosa@fap.df.gov.br

Leia Mais

DF vai definir pesquisa em saúde

Cerca de 33 representantes de hospitais, universidades e instituições voltadas a pesquisas na área de saúde definiram, dia 19, com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Izalci Lucas, os três principais temas de interesse estratégico para o Distrito Federal do ponto de vista da saúde pública: doenças e agravos; sistemas e políticas de saúde, inclusive saúde da família; e saúde, ambiente e trabalho e biossegurança.

A questão será detalhada em nova reunião. As áreas de pesquisa priorizadas, segundo Izalci, receberão recursos da ordem de R$ 800.000,00 – metade do GDF e metade do Ministério da Saúde, proveniente do Programa de Gestão Compartilhada em Ciência e Tecnologia em Saúde, que financia pesquisas para fortalecer o SUS.

Durante a reunião de ontem, a Secretaria também colheu informações das instituições sobre a atual capacidade instalada de pesquisa saúde no DF (grupos, pesquisadores e instituições), com produção nas áreas a serem priorizadas.

O investimento seguirá as regras do edital a ser lançado, em seguida, pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, por intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fap-DF).

Leia Mais

Salário melhor para a Ação Social

O deputado Izalci protocolou sugestão no sentido de que o GDF tome providências urgentes para encaminhar à Câmara Legislativa a tabela de realinhamento de salários dos 1.600 servidores da Secretaria de Ação Social.

O parlamentar justifica que a maioria dos órgãos do GDF já teve suas tabelas de realinhamento de salários elaboradas pela Secretaria de Gestão Administrativa e aprovadas pela Câmara Legislativa à exceção de alguns órgãos, dentre os quais a Secretaria de Ação Social, cujos servidores aguardam, com ansiedade,receber o tratamento concedido a diversas outras áreas.

Izalci ressalta a importância do corpo funcional da Secretaria de Ação Social chamando a atenção para os servidores que prestam serviços no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE), recebendo baixos salários e enfrentando condições de trabalho adversas.


Leia Mais

Não basta incorporar

Para o deputado Izalci, a SAB precisa acima de tudo de um meio de ser auto-suficiente.

Após parabenizar os deputados envolvidos na luta pela SAB, principalmente o deputado Brunelli, o deputado Izalci Lucas lembrou aos parlamentares que não basta incorporar a empresa à Ceasa para solucionar definitivamente o problema dos servidores. De acordo com Izalci, mais importante que tornar viável a transação é fazer com que a SAB tenha condições financeiras de saldar os seus débitos trabalhistas. O que poderá ser feito caso a Terracap repasse os recursos atualizados monetariamente relativo a venda do imóvel onde funcionava a sede da SAB, a uma grande rede atacadista.
Para Izalci, uma gestão eficiente e auto-sustentável, com valorização dos seus servidores é o ideal para a incorporação de a empresa funcionar de forma a que haja independência de recursos do GDF. Izalci foi favorável também a votação imediata do PL 2338, que estabelece a política habitacional local, já suficientemente debatido e discutido pelas autoridades.

Leia Mais

IZALCI LUCAS SE REÚNE COM MINISTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sergio Rezende sinaliza que sugestões apresentadas por secretários e dirigentes de FAPs serão levadas em conta na definição das ações transversais a serem apoiadas em 2006

O Secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas, participou ontem (11/08) de reunião com o Ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, para a entrega da carta de vitória.
O documento consiste na síntese do material produzido durante a reunião conjunta do Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia e do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, que foi realizada em Vitória (ES), nos dias 14 e 15 de Abril de 2005.
A carta traz o consenso dos Estados quanto à relevância das questões abordadas no que se refere ao fortalecimento da CT&I no Brasil e aos assuntos que deverão ser considerados prioridade na pauta das próximas reuniões. Na ocasião, foram promovidas importantes discussões que resultaram na institucionalização do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I - CONSECTI e deliberação de temas no âmbito da CT&I Nacional, relacionados aos Sistemas Estaduais e o DF.
Na reunião com o Ministro, o presidente do CONSECTI, José Sacomano e o presidente do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, Jorge Bounassar, reconheceram o esforço do MCT na construção de parcerias com os Estados destacando o apoio a Projetos estruturantes dos Sistemas Estaduais e CT&I, como o Programa Nacional de Apoio às incubadoras e Parques Tecnológicos e o desenvolvimento do Modelo de Dispêndios Estaduais em Pesquisa e Desenvolvimento.
Depois de ouvir as propostas apresentadas o Ministro afirmou que a Carta de Vitória chegou em boa hora. Segundo Rezende, o processo de definição dos temas de ações transversais a serem apoiadas em 2006 está sendo iniciado agora e será finalizado até outubro. Ele ainda informou que, no final do ano, já serão lançadas as chamadas e no início do ano que vem, será feita a contratação de projetos.
Na avaliação do Secretário Izalci Lucas, “Procuramos defender a adoção de um modelo de gestão de C&T, visando a articulação das três esferas de governo por meio de ações conjuntas e mais ajustadas às diferentes realidades econômicas e sociais do Brasil.” Declara.
A próxima reunião plenária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C&T (Consecti) e do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) vai acontecer nos dias 1 e 2 de setembro, em Brasília, na sede da ABIPTI.

Leia Mais

BB confirma presença na Cidade Digital e promete doar computadores

O vice-presidente do Banco do Brasil José Luiz Cerqueira César confirmou ao secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Izalci Lucas, que o BB vai construir a segunda unidade de seu setor de tecnologia na Cidade Digital. A futura instalação funcionará como back up ou espelho da atual, localizada na W-3 Norte.

Na audiência do secretário com o vice-presidente e o diretor de Infraestrutura do banco, Paulo Rogério Cafareli, Izalci também conseguiu a doação de dois mil computadores para o DF.

Os computadores, resultantes do programa de renovação dos equipamentos das 3.900 agências do Banco do Brasil, serão empregados na Escola Digital Integrada e na Inclusão Digital Social, leis de autoria do próprio deputado Izalci, cuja implantação foi delegada à Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico pelo governador Joaquim Roriz.

A Escola Digital prevê a instalação de computadores nas 645 unidades da rede pública de ensino, para possibilitar o acesso dos 454 mil alunos e dos professores às novas tecnologias da informação e às fontes de pesquisas disponíveis na Internet.

A inclusão Digital Social, por sua vez, destina-se à criação de uma sala pública equipada com computadores em cada Administração Regional. O novo recurso, além de estender as facilidades e serviços do mundo virtual às comunidades carentes, induzirá a educação digital por intermédio de cursos a serem promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico.

Leia Mais

Entrada gratuita em jogos para crianças e idosos

Para estimular, nas crianças de até 12 anos, o interesse pelos esportes, o deputado Izalci (PFL) apresentou projeto de lei propondo que elas passem a assistir, sem pagar ingresso, todos os jogos realizados nos estádios e ginásios do Distrito Federal. Para ter direito à gratuidade, o jovem deverá estar acompanhado de responsável maior de 18 anos.

O mesmo projeto do parlamentar também concede entrada gratuita em jogos e espetáculos esportivos aos idosos com mais de 60 anos, para oferecer à terceira idade uma opção saudável de entretenimento.

O descumprimento da gratuidade resultará em multa de R$ 500,00 (R$ 1 mil, no caso de reincidência), proibição do uso dos estádios ou ginásios de propriedade do Governo e suspensão, temporária ou definitiva, do alvará de funcionamento, a critério da Administração.

Os recursos provenientes das multas serão revertidos para a manutenção do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE), segundo o projeto apresentado pelo deputado Izalci.

Leia Mais

TECNOLOGIA - Banco do Brasil já pode instalar o Datacenter na Cidade Digital

O Banco do Brasil lançará, na próxima semana, a licitação pública para a construção do centro de processamento de dados, o Datacenter, no Parque Cidade Digital, na Granja do Torto. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou, nesta quinta-feira (4), a licença prévia ambiental para o início das obras, com validade por dois anos. Ela permite ao BB a realização de audiência pública para dar andamento ao processo de construção do centro.

O gerente-executivo de tecnologia da informação do BB, Jesualdo da Silva, garantiu que até o fim da primeira quinzena do mês o edital de licitação será lançado. A licença permite que o banco dê início as consultas à Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) para a verificação dos padrões a serem utilizados para a emissão de efluentes líquidos lançados na rede coletora de esgotos.

No empreendimento o Banco do Brasil vai investir cerca de R$ 2,3 bilhões. Os recursos serão aplicados nas instalações físicas e aquisição dos equipamentos que comporão o Datacenter. A unidade do BB servirá de âncora para atrair empresas de alta tecnologia para o Parque Cidade Digital.

INFRA-ESTRUTURA – O secretário de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, Antônio Fábio Ribeiro, disse que aguarda a liberação pelo Ibama do Relatório e Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da área de 123 hectares para dar início às obras de infra-estrutura urbana no local. O documento está em fase de elaboração, por encomenda da Terracap e deve ser concluído no prazo entre 60 e 90 dias.

Criado recentemente, a partir da ampliação da área do Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), o Parque Cidade Digital vai abrigar cerca de duas mil empresas de alta tecnologia, tornando o Distrito Federal ponto de referência mundial em tecnologia de ponta. Está prevista a criação de 40 mil empregos diretos com a instalação das empresas de informática e de tecnologia da comunicação na Cidade Digital.

Empresas do Japão, Coréia, China, Polônia, Canadá e Estados Unidos já demonstraram interesse pelo projeto. O Grupo Executivo para Implantação do Parque Tecnológico Capital Digital acompanha todos os lances parar a instalação da unidade e a aprovação do EIA/Rima. (0505jv1)


Brasília, 05/05/2006 (Secretaria de Comunicação Social - Agência Brasília de Notícias) - Jornalista: Jairo Viana

Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia: 3426-5858

Leia Mais

Dívidas do GDF poderão ser pagas com precatórios

Aprovado pela Câmara Legislativa o Projeto de Lei Complementar nº 55/2003 de autoria do Deputado Izalci que visa possibilitar a utilização de precatórios judiciários devidos pelo Governo do Distrito Federal na quitação de tributos, de débitos relativos a imóveis adquiridos junto ao IDHAB, PRÓ-DF, TERRACAP, além de permitir que sejam utilizados em leilões públicos e diversas outras atividades. Precatórios são ordens de pagamento de dívidas decorrentes de sentenças judiciais.

A maioria dos precatórios se refere a ações de indenização movidas por proprietários de imóveis desapropriados pelos governos e ações trabalhistas movidas por servidores públicos. Só para a classe de médicos o GDF deve cerca de 494 milhões de reais. O montante final desta dívida é de 1 bilhão e 700 mil reais.

E o presente Projeto de Lei busca justamente dotar o Poder Executivo de instrumentos apropriados à liquidação de seus precatórios judiciários, cuja maioria foi emitida em favor de servidores públicos para pagamento de ações trabalhistas.

O projeto é fruto de uma grande batalha encabeçada pelos Deputados Izalci Lucas, Fábio Barcellos e Odilon Aires, os quais eram, individualmente, autores de proposições sobre o tema, mas que, numa decisão conjunta, decidiram unir as forças e retiraram de tramitação os projetos individuais e propuseram outro em parceria, o que resultou em vitória no Parlamento Distrital.

O projeto foi encaminhado à sanção do Governador Roriz.

Leia Mais

Núcleo rural ganha acesso digital

O núcleo rural Tabatinga, a 70 km da Rodoviária e ainda sem telefones, comemorou dia 12 a instalação de uma antena parabólica que vai resolver o principal problema de seus seis mil habitantes, que vivem da agricultura.

Até agora, segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Izalci Lucas, toda a produção local era comercializada em Planaltina e quem ditava o preço, para baixo, eram os compradores.

Com o acesso à Internet – resultado da parceria GDF/Ministério das Comunicações (Gesac - Governo Eletrônico) – os agricultores poderão acompanhar, em tempo real, o sobe e desce do mercado.

Vão poder, finalmente, escolher entre a feira de Planaltina e a Ceasa, dependendo do melhor preço ofertado – assinala Izalci.

O programa de inclusão digital e social prevê ainda a instalação, para uso comunitário, na escola do povoado, de 30 computadores conectados em alta velocidade ao mundo e às informações agrícolas da Emater.

Leia Mais

Saúde integral na rede pública de ensino

Proteger a saúde aos estudantes da rede pública oferecendo-lhes educação sanitária e informações sobre prevenção de doenças, sobretudo as sexualmente transmissíveis, além de promover programas, projetos e atividades que contribuam para a cura das doenças diagnosticadas, com a comunidade envolvida em sua execução.

É o que pretende projeto de lei do deputado Izalci (PFL) estabelecendo um conjunto de ações, a serem implementadas pelas Secretarias de Educação e Saúde, em parceria com a sociedade civil, visando a proteção da saúde dos estudantes.

Quando se refere aos problemas na fala, o projeto de lei do deputado estende o tratamento aos professores, que são as principais vítimas de disfonias e outras doenças males do aparelho vocal.

A proposta contempla as seguintes áreas:

Higiene e Saúde: noções de higiene corporal, dos alimentos, dos ambientes escolar, domiciliar, profissional e outros;
Saúde Bucal: garantia ao educando de odontologia sanitária;
Nutrição e Segurança Alimentar: detecção de casos de desnutrição e educação alimentar;
Saúde Mental: detecção e encaminhamento para avaliação técnica, quando necessário, dos casos de distúrbios comportamentais;
Fonoaudiologia: detecção de problemas de disfonia, dislalia e outros males que afetem a fala e que possam interferir no processo de aprendizagem;
Sexualidade: orientação sobre o uso de preservativos e outros meios contraceptivos, além de doenças sexualmente transmissíveis;
Oftalmologia: detecção e encaminhamento de problemas relacionados à deficiência visual;
Meio Ambiente e Saneamento: noções de saneamento básico, qualidade da água, cuidados com o lixo, proteção do ecossistema;
Vigilância Epidemiológica: acompanhamento da incidência de doenças infecto-contagiosas, de notificação compulsória, estabelecendo mecanismos integrados dos órgãos de educação e saúde, para prevenção, tratamento e ações sanitárias necessárias ao controle de endemias e epidemias e à melhoria da qualidade de vida;
Alcoolismo e Drogas: realização de campanhas preventivas, esclarecendo sobre o efeito nocivo à saúde do uso de drogas e álcool e do tabagismo;
Relações de Consumo: esclarecimentos sobre o uso de medicamentos, produtos industrializados, manipulados e alternativos, alimentos naturais e artificiais;
Gestão do Sistema de Saúde: informações sobre organização, comunicação, consumo, relação paciente-médico e outros.

Leia Mais

Izalci é contra

A mudança de horário das sessões do plenário da Câmara Legislativa não conta com a aprovação do deputado Izalci. O deputado é totalmente contrário a decisão tomada em reunião da mesa com as lideranças, por achar que ela contraria todas as regras do regimento interno. Segundo ele, a alteração não vai mudar nada. Pelo contrário, “o que deveria ter sido discutido e alterado é a conduta dos deputados que não estão cumprindo o papel para o qual foram eleitos”, conclui.

Leia Mais

Foi dado mais um passo para a construção do Parque Capital Digital

Foi aprovada por unanimidade a ampliação do Parque Nacional. Fica mais próxima a efetivação do Pólo que fará de Brasília referência internacional em Tecnologia de ponta.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou em 06/07/2005 o projeto de lei que amplia a área do Parque Nacional de Brasília. Aprovado por unanimidade pelos Deputados a emenda elaborada pelo Deputado Jorge Pinheiro (PL-DF), que aumenta a área do parque dos atuais 30 mil hectares para 41 hectares.

Segundo o Ibama, em seu projeto original, a área do parque deveria ser aumentada para 46 mil hectares. O projeto do Ibama incluía uma área ocupada por cerca de 600 famílias. É uma área degradada, não há motivo para incluí-la na poligonal - assegurara Jorge Pinheiro. Apesar de aprovado pela CCJ, a proposta ainda não tem a total aceitação do Ibama e do GDF.

Valmir Ortega, diretor de Ecossistema do Ibama, propõe uma solução que possa ser satisfatória para todos os lados do impasse. Em sua opinião, seria pertinente o aumento da área em 15 mil hectares e a exclusão da maioria das áreas ocupadas. “As áreas que o Ibama insiste em incluir na área do Parque Capital Digital são essenciais por serem áreas de vales e de nascentes, que devem ser protegidas”, conclui Ortega.

O Governador se comprometeu a convencer os parlamentares a votar a ampliação de 15 mil hectares, segundo Paulo Fona, o porta-voz do GDF.

O Secretário de Estado para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia - SDCT, Deputado Izalci Lucas, acredita que o impasse em torno da construção do Parque de Tecnologia esteja se encerrando. A construção do Pólo depende da ampliação do Parque Nacional, mas apesar disso, os projetos para a construção da Cidade Digital estão em andamento. O Secretário estima que ainda neste mês de julho seja feita a retirada do entulho que está nos 123 hectares da área demarcada.

O Projeto prevê a construção do Parque Digital baseado em princípios de consciência ambiental, para tal, o GDF vai abrir licitação para a escolha de uma empresa que fará a reciclagem do entulho. Grande parte do “lixo”, que na verdade são, em sua maioria, restos de material utilizados na construção da Asa Norte, será reaproveitada para a construção de calçadas e estradas do Pólo de Tecnologia.

Uma outra licitação será feita para efetivar a contratação de uma empresa de consultoria de gestão. As obras de infra-estrutura serão iniciadas ao passo que for concluído o estudo de impacto ambiental (Eia-Rima). Izalci Lucas comemora o bom andamento da realização das etapas de conclusão do projeto e afirma que a votação não implica em atraso já que sua concretização depende, primeiramente, do Eia-Rima.

O Banco do Brasil havia definido como o prazo limite o mês de julho para o início das obras do Pólo. Mas o Secretário Izalci garante que não há risco da empresa desistir do investimento uma vez que a mesma tem acompanhado o processo passo a passo.

O GDF, a Casa Civil e o Ministério do Meio Ambiente estão se esforçando para a rápida implantação do Parque Capital Digital. O Banco do Brasil também está trabalhando em seus projetos para que, em meados de 2007, o Pólo de Tecnologia já esteja pronto.

O próximo passo para a realização deste grande projeto é a votação nos plenários da Câmara e do Senado.

Leia Mais

Mulher em Pauta, um brinde à vida.

Educação de Qualidade na Pauta da Mulher foi o tema da homenagem prestada pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, deputado distrital Izalci às mulheres integrantes da sua equipe e colaboradoras

Mais que um chá e flores, o evento realizado no dia 3 de abril, no Grand Bittar Hotel, ofereceu às convidadas um momento de encontro íntimo, de reflexão, lazer e revitalização dos sonhos. Sob a coordenação de Ivone Ferreira, esposa do secretário, os organizadores do chá conseguiram proporcionar um clima de magia, amizade, liberdade e principalmente de amizade entre as presentes. Tanto pessoas ilustres como a professora doutora Cecília Leite , da Universidade de Brasília; a presidente regional do PFL Mulher, Francisquinha e a subsecretária de Desenvolvimento Tecnológico, professora Maria Amélia Telles; como todas as demais convidadas especiais do secretário, ficaram emocionadas com o Monólogo da Mulher, exorcizando todos os medos ao som do “ E a vida é bonita e é bonita, “de Gonzaguinha. Nota Dez para a iniciativa do secretário, que está apostando na força e na garra da mulher para incrementar a sua luta em defesa de uma educação de qualidade para todos.

Leia Mais

Assistência especial a soropositivas

Proteger a saúde reprodutiva da mulher soropositiva, garantindo uma gestação amparada adequadamente pela rede pública de saúde é o objetivo do Programa de Atendimento Especial à Saúde Reprodutiva da Mulher Soropositiva proposto pelo deputado Izalci (PFL).

O programa prevê acesso a aconselhamento e realização do teste de HIV no inicio do pré-natal nas unidades da rede pública de saúde; pré-natal em unidade de referência para atendimento HIV/AIDS; atendimento por equipe multiprofissional constituída de gineco-obstetra, infectologista, pediatra, psicólogo e assistente social; direito de optar por laqueadura, durante o pré-natal; fornecimento gratuito de leite artificial para o bebê; e acompanhamento especializado para mãe e o filho até os dois anos de vida.

Leia Mais

Deputado parabeniza pela ação

O esforço do deputado Izalci, que conseguiu a audiência para os empresários estrangeiros, foi reconhecido pelo deputado Augusto de Carvalho. Ele parabenizou Izalci pelo empenho e congratulou-se com os resultados obtidos, lamentando apenas, como Izalci vem fazendo sempre, pela demora e pelos entraves criados pelo presidente do Ibama, Francisco Palhares.

Leia Mais

Quiosqueiros vão ter o seu dia.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o Projeto de Lei nº 966/2003, de autoria do deputado Izalci Lucas, que institui a data de 2 de dezembro como Dia do Quiosqueiro e similares do Distrito Federal. O projeto, que vai agora à sanção do governador Joaquim Roriz, foi apreciado pela CLDF graças ao empenho e a mobilização da categoria, que desde a semana passada vem comparecendo em peso às sessões para pressionar os deputados.

De acordo com Luiz Ribeiro, presidente do sindicato da classe, a criação de um dia dedicado aos quiosqueiros é uma reivindicação antiga dos proprietários de trailers, quiosques e similares, apoiada pelo deputado Izalci Lucas, que sempre lutou pela categoria, estando inclusive à frente dos movimentos de legalização do funcionamento dos quiosques.Antes mesmo de o projeto se tornar lei a categoria comemora a aprovação pela CLDF como uma vitória do grupo do deputado Izalci Lucas e do deputado distrital Agrício Braga, outro defensor da classe.

Leia Mais

Quiosqueiros lotam auditórios

Os encontros promovidos pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico, deputado distrital Izalci para discussão da Lei 3.313, de 22 de janeiro de 2004, de sua autoria, estão mobilizando os quiosqueiros e proprietários de trailers do Distrito Federal.

As categorias estão comparecendo em peso às reuniões organizadas com o intuito de informar e esclarecer aos interessados as regras estabelecidas para a regularização das ocupações de áreas públicas por trailers, quiosques e similares no âmbito do Distrito Federal. Devido à importância do tema e do prazo que não poderá ser perdido pelos trabalhadores, as reuniões estão acontecendo em todas as satélites, de acordo com cronograma definido. Na semana passada o secretário conversou com os quiosqueiros de Taguatinga, Santa Maria, Sobradinho e Gama. Em todos os locais o comparecimento da categoria extrapolou as expectativas de Izalci, que considera importante a mobilização da classe para a aplicação da lei. Nos encontros, o secretário explicou como os quiosqueiros devem agir para cumprir as exigências da lei; esclarecendo e sanando todas as dúvidas e preocupações dos presentes. As mais comuns em praticamente todas as cidades foram às relacionadas à documentação exigida; ao formulário do processo seletivo, local para entrega, que é nas administrações regionais; prazo limite, marcado para quatro de Maio e principalmente, forma de parcelamento dos débitos, que poderão ser feitos até 60 meses desde que a parcela mínima seja de R$ 50,00.

Leia Mais

Semana da Leitura

Estimular e difundir, sobretudo no brasiliense jovem, a importância do hábito da leitura como forma de acesso ao conhecimento e à cultura é a justificativa do projeto apresentado pelo deputado Izalci (PFL) que cria a Semana da Leitura no Distrito Federal, nos dias 18 e 23 de abril – respectivamente Dia Nacional do Livro Infantil e Dia Mundial do Livro – já como evento inscrito no do calendário oficial do DF.

Leia Mais

Encontro com ministro é exposto ao plenário

O deputado Izalci Lucas expôs ao plenário da CLDF o resultado altamente positivo do encontro intermediado por ele, entre o ministro da Ciência e Técnologia, Sérgio Rezende, empresários americanos e o embaixador de Taiwan. Graças a audiência está praticamente fechada a construção da fábrica de encapsulamento de semicondutores, específicos para atender o mercado de módulos de memória. Um passo importante, que vai abrir portas para inúmeros investimentos, inclusive na indústria de silício.

Leia Mais

Secretaria de Ciência e Tecnologia oferece bolsas de estudo

Atenção alunos de nível médio da rede pública de ensino do Distrito Federal. A Secretaria de Ciência e Tecnologia, através da Fundação de Apoio à Pesquisa, publicou edital para recebimento de propostas para concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas, explicou que o objetivo do projeto é estimular a formação de estudantes de ensino médio ou da educação profissional para o campo da pesquisa científica, criando oportunidades para que o aluno participe da execução de um projeto e da investigação científica.
As propostas deverão ser feitas por professores efetivos do ensino médio ou da educação profissional da rede pública do DF e devem estar relacionados à execução de projetos nas seguintes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciência da Informação.
Deverão participar dos projetos alunos do ensino médio ou da educação profissional da rede pública, que estejam cursando a 1a ou a 2a séries, com idade de 14 a 20 anos. Para cada estudante será concedida uma bolsa mensal no valor de R$ 120. Já o coordenador do projeto de pesquisas, receberá uma bolsa mensal de R$ 300. Ambas as bolsas serão pagas por um período de oito meses, contados a partir da assinatura do Termo de Compromisso. Para tanto, a FAPDF vai disponibilizar R$ 300 mil de recursos oriundos da Fonte 100 – Programa de Trabalho – 19.571.1000.6026.00.22 – Execução de Atividades de Fomento ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. “Investir no jovem é certeza de que estamos investindo no desenvolvimento do país”. Afirma Izalci.

Leia Mais

Fórum Nacional dos Secretários elege Izalci representante da Região Centro-Oeste

O desempenho do secretário de Desenvolvimento Tecnológico, deputado distrital Izalci à frente da secretária está repercutindo no cenário nacional.

Eleito como representante da Região Centro-Oeste pelos participantes do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia realizado no Rio de Janeiro, o secretário mostrou que o Distrito Federal está entre os estados brasileiros com avanço significativo na área de Ciência e Tecnologia, saindo à frente nos quesitos mudança e inovação através da implementação de propostas de interação entre criadores e usuários de conhecimento. Respondendo ao desafio atual, captar e canalizar recursos públicos e privados para áreas prioritárias, amplamente discutido no fórum ,o secretário Izalci apresentou os projetos pioneiros do Governo Distrito Federal: a implantação da Cidade Digital, do Pólo de Biotecnologia e a Capital Saúde. Em sua participação destacou a Escola Digital Integrada, projeto de sua autoria reconhecido como modelo nacional e internacional de inclusão digital, por proporcionar e influir no desenvolvimento psico -pedagógico tanto de estudantes , como de professores, atingindo principalmente alunos provenientes das classes menos favorecidas.. Na avaliação do secretário, o Fórum foi muito importante para a integração dos sistemas estaduais de Ciência e Tecnologia, permitindo o compartilhamento de experiências e discussão dos problemas mais comuns a quase todos os estados, como recursos, investimento em pesquisa e qualificação de pessoal.

Leia Mais

Desconto em turismo beneficiará idosos

Os idosos do DF com idade igual ou superior a 65 anos passarão a contar com descontos de 10% em viagens e pacotes turísticos, além de receber tratamento especializado e dispor de atividades específicas de lazer e cultura em suas viagens. É o que prevê o Programa de Incentivo ao Turismo para o Idoso, do deputado Izalci (PFL).

A proposta objetiva melhorar a qualidade dos idosos, pela instituição de um incentivo tributário, pelo Governo, para as empresas de turismo que participarem do programa, concedendo descontos à terceira idade.

Leia Mais

Izalci conquista fábrica para o DF


Encontro com ministro da Ciência e Tecnologia empolga presidente da Microside.

Após encontro com o ministro da Ciência e Tecnologia,Sérgio Rezende, intermediado pelo deputado distrital pefelista Izalci Lucas, o presidente da Microside Corporation, Robert E. Grant disse que as chances da fábrica de encapsulamento de semicondutores, específicos para atender o mercado de módulos de memória ser instalada no DF são de 95%. O empresário saiu da audiência bastante satisfeito com as informações claras, precisas, objetivas e francas oferecidas tanto pelo ministro quanto pelo assessor do ministério, Henrique de Oliveira Miguel. Ele disse ter sido este o passo mais importante dado nas negociações por trazer confiabilidade ao investidor.
Esta foi à mesma posição do embaixador de Taiwan Shu Yehchou e de Isabel, Tse-Yu Hsu, terceira-secretária do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil. Após o encontro ela declarou que vão se estreitar cada vez mais às parcerias e o compartilhamento de experiências com relação aos parques tecnológicos em implantação em Brasília. De açodo com Isabel e o empresário Robert, a união de empresas dos EUA com as de Taiwan gerará investimentos significativos em tecnologia de ponta no DF.
Revolução Tecnológica – Empolgado com os resultados da audiência, conseguida com muita insistência. Izalci denominou o momento como de “uma revolução tecnológica”. Segundo ele, a Microside tem condições de instalar a fábrica de encapsulamento de semicondutores num prazo de 120 dias. “É um investimento imediato, que vai trazer tecnologia nova e moderna, gerar empregos, renda e crescimento”, concluiu o deputado ao lembrar que a política de Tecnologia da Informação elaborada em sua gestão é de Governo. Uma diferença que gera segurança e credibilidade nas negociações com as empresas, dispostas a investir no DF com certeza de retorno garantido.

Leia Mais

Izalci propõe ao Ibama ajuste de conduta para liberar a cidade digital


O secretário de Ciência e Tecnologia, deputado Izalci Lucas, propôs à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a assinatura de um ajuste de conduta entre o GDF e o Ibama, com anuência do Ministério Público, para a liberação da licença de instalação da Cidade Digital.

O deputado Izalci explicou à ministra que a demora na liberação da licença prejudica o Distrito Federal porque pode retardar a implantação de empreendimentos na Cidade Digital.
A licença de instalação não foi liberada porque o Ibama entende que é preciso primeiro delimitar a área do Parque Nacional. No Congresso Nacional, há um projeto que define as poligonais do Parque Nacional que ainda não foi votado.
Na audiência com a ministra do Meio Ambiente, o secretário Izalci explicou que um ajuste de conduta poderia ser a solução para agilizar a Cidade Digital.
Segundo Izalci, a ministra foi sensível à proposta, mas decidiu antes ouvir a assessoria parlamentar do Ministério para saber como anda a tramitação do projeto das poligonais na Câmara dos Deputados.

Leia Mais

Izalci homenageia 35º aniversário do Guará


Na sexta-feira, dia 14 de Maio, o auditório da Administração Regional do Guará foi palco da homenagem que a Administração Regional prestou à cidade. O deputado distrital licenciado e secretário de Ciência e Tecnologia Izalci Lucas parabenizou o Guará, sua cidade adotiva, pelos seus 35 anos de existência. Mineiro de Araújos, Izalci chegou ao Guará ainda adolescente. Em seu discurso, o deputado-secretário fez um balanço das proposições apresentadas em benefício da comunidade e dos programas do governador Roriz que está implementando desde que assumiu a Secretaria, em janeiro deste ano.

Leia Mais

Registro da inauguração nas leis

O fecho das leis, resoluções e decretos do Distrito Federal passará a fazer referência à inauguração de Brasília, registrando os anos decorridos da inauguração seguido da inscrição Brasília – Patrimônio Cultural da Humanidade.

O projeto de lei do deputado Izalci (PFL) tem por objetivo ressaltar a relevância desses registros para o Distrito Federal assim como ocorre nas leis federais, onde são registrados os anos decorridos da Independência do Brasil e da Proclamação da República.

Leia Mais

Izalci recebe elogios

O deputado Augusto de Carvalho fez diversos elogios ao deputado Izalci Lucas, por seu desempenho à frente da Secretaria para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Ele falou da importância da inclusão digital ; da geração de empregos, desenvolvimento e renda que a Cidade Digital vai gerar e do desafio enfrentado por Izalci para aprovar o Pólo de Tercnologia. Augusto recebeu um documento do Sindicato das Empresas de Informação e Informática, que enfatiza a conquista. Recebeu também do deputado Izalci, cópia do projeto que estabelece a Política de Ciência e Tecnologia, em tramitação na casa, na certeza de receber apoio para a agilização da aprovação.

Leia Mais

Deputado Izalci Lucas foi agraciado com a Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal.


O secretário de Ciência e Tecnologia, deputado Izalci Lucas, recebeu a Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal.
A cerimônia de condecoração foi presidida pelo secretário de Segurança do DF, general Athos Costa de Faria. A Medalha da Defesa Civil destina-se a agraciar servidores civis e militares que tenham prestado notáveis serviços ao Sistema de Defesa Civil do DF.

Leia Mais

Projetos atraem atenção de chineses

Brasília passará a ser escala obrigatória das missões comerciais chinesas que vêm ao Brasil. Esse é um dos principais resultados da visita do secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Izalci Lucas, à embaixada da China, onde fez uma explanação sobre a Cidade Digital, o Capital Saúde e o Parque de Biotecnologia, três dos principais projetos em implantação pelo GDF.

Entusiasmado com as vantagens econômicas e fiscais oferecidas aos investidores, o conselheiro Mo Ghjoum solicitou detalhes sobre os benefícios e quer visitar as áreas dos projetos. Ele vai enviar a Pequim um relatório completo, com fotos, dos três pólos de alta tecnologia brasilienses.

Leia Mais

Passe livre para vacinação

Pai e filho terão passagem gratuita nos transportes coletivos do DF, nos dias de campanhas de vacinação promovidas pelo GDF, para se locomoverem até os locais de vacinação, bastando a apresentação do cartão de vacinação da criança e a identidade de seu responsável ao condutor do veículo.

É o que determina projeto de lei apresentado pelo deputado Izalci (PFL) com o objetivo de facilitar o acesso das crianças aos locais de vacinação. O projeto limita a gratuidade do transporte aos limites da Região Administrativa onde a criança esteja se vacinando e restringe a facilidade a um único acompanhante.

Leia Mais

Sindical recebe homenagem

Durante a realização da sessão solene em comemoração ao 13° aniversário do Sindical , o deputado Izalci parabenizou o sindicato pelo excelente trabalho desenvolvido em prol dos servidores da CLDF, enfatizando a importância dos concursados para o bom funcionamento da Casa. Izalci ressaltou que tanto os deputados quanto os comissionados estão de passagem pela Casa. Enquanto eles continuam, por isto têm a responsabilidade da manutenção do serviço de qualidade da Casa. Izalci tem profundo respeito pelos servidores, tanto que é autor do PR 24/2003, que Cria o Programa Educação Superior para os servidores da Câmara Legislativa do DF. Segundo ele, a formação do servidor deve ser uma prioridade, por isto espera a aprovação e a implantação do programa ainda este ano.

Leia Mais

Construindo Cidadania com Educação, Ciência e Tecnologia - Todos os sábados às 11h00 no canal 04.

Vai ao ar todos os sábados às 11h00 na Band, canal 04, o programa ICESP Cidade que tem a participação do Secretário da SDCT Izalci Lucas. O quadro Construindo Cidadania com Educação, Ciência e Tecnologia tem um formato interativo que permite ao Secretário responder aos alunos do ICESP questões relativas aos projetos da Secretaria, assim como questões sobre a esfera de Ciência e Tecnologia no Distrito Federal. Não perca a oportunidade de ficar atualizado acerca dos projetos da SDCT que estão em andamento no D.F.

Leia Mais

Programa Terceira Juventude vira lei

Mais um projeto do deputado Izalci vira lei, publicada no Diário Oficial do dia 11 de agosto. É o Programa Terceira Juventude, que abre oportunidade aos mais velhos, garantindo o direito a uma nova ocupação produtiva. De acordo com o deputado, o que mais torna o idoso doente é o ócio e o abandono. De acordo a lei, após cursos de atualização os idosos poderão ministrar aulas para crianças e adolescentes, lecionar em entidades de apoio às pessoas carentes e ainda, participar da elaboração de cursos profissionalizantes e de requalificação para adultos como professor ou monitor. (Lei nº 3.411)

Leia Mais

Sinalização em áreas ambientais

Sinalizar a localização e as vias internas das áreas de proteção ambiental do Distrito Federal, é a proposta do deputado Izalci (PFL) para melhorar a conservação de estações ecológicas, reservas biológicas, parques, monumentos naturais, recantos da vida silvestre, hortos, florestas, reservas de fauna e reservas de desenvolvimento sustentável.

A sinalização, a ser implantada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deverá respeitar a integração ao meio ambiente, sem causar danos à paisagem, e oferecer visibilidade aos que transitem pelo local, identificando, por desenho ou outro meio, o local ou a espécie sinalizada, e divulgando, ainda, mensagem incentivadora de proteção à natureza e informação a respeito de proibições aplicáveis ao local.

Leia Mais

Festa de Arromba

Chuva traz sorte, bênçãos e alegria ao aniversário de Izalci.

A chuva, que deveria ser o elemento estraga prazeres, foi a grande surpresa da festa realizada no último dia sete, em comemoração ao meio século de vida do deputado Izalci Lucas. A badalada e prestigiada , mais de 1.500 pessoas lotaram as dependências do Brasil Verde Restaurante, reunião emocionou Izalci. Ele se sentiu realmente querido e homenageado ao ver que nem mesmo uma tempestade e a chuva constante, assustaram as pessoas que se dispuseram a sair de suas casas para estarem ao seu lado num momento tão importante. A alegria, descontração e animação dos presentes era contagiante. Tanto convidados ilustres, como o deputado federal José Roberto Arruda, o administrador do Guará, Heleno Nogueira de Carvalho, deputados distritais, como os amigos, colaboradores e admiradores anônimos, viveram momentos de confraternização verdadeira, amiga e harmoniosa. Izalci era só sorrisos. Tanta felicidade foi agradecida a Deus com antecedência, na missa realizada em ação de graças pelo seu aniversário na Igreja São José, Lúcio Costa.

Leia Mais

Leve as palestras do Deputado Izalci Lucas para a sua instituição!

O Secretário de Estado para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia Deputado Izalci Lucas vem ministrando palestras para informar a população acerca dos projetos desenvolvidos por sua Secretaria. Projetos relativos à esfera da ciência e tecnologia, inclusão digital, biotecnologia, entre outros, são a tônica de suas preleções. No intuito de atualizar os alunos em assuntos relativos a seus cursos de formação (geralmente na área de Tecnologia da Informação - TI), as instituições de ensino superior vêm freqüentemente convidando o deputado a participar de eventos e a ministrar palestras direcionadas ao seu corpo discente. Se você desejar que uma dessas palestras seja ministrada em sua instituição, entre em contato com a nossa assessoria para o agendamento da mesma. Além de ser um prazer, é nosso dever informar à população sobre o trabalho que estamos desenvolvendo em prol do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no D.F. O contato pode ser estreitado via e-mail.

Leia Mais

Secretaria apoiará Telecentros

O GDF vai apoiar o Ministério do Desenvolvimento na expansão da Rede de Telecentros de Informação e Negócios (TIN), destinada a inclusão digital dos micro e pequenos empresário, por meio do acesso às novas tecnologias. É o que prevê convênio assinado pelo ministro Luiz Fernando Furlan com o secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas. A Secretaria disponibilizará informações para micro empresas e empresas de pequeno porte; apoiará na identificação de fontes de recursos financeiros e técnicos para a consolidação e desenvolvimento dos telecentros; e discutirá uma estratégia de expansão para a rede.

Leia Mais

Proteção a gestantes e recém-nascidos

Assegurar proteção especial à saúde das gestantes e dos recém-nascidos no Distrito Federal, sobretudo no que se refere ao tratamento pré-natal, realização de parto e assistência pós-parto, de forma a se evitar riscos que possam comprometer à saúde de mães e filhos, é o que prevê projeto de lei do deputado Izalci (PFL).

Para ter direito à proteção especial, à gestante terá que se cadastrar em qualquer das unidades da rede pública de saúde do DF, comparecer às consultas, aos retornos e às campanhas de vacinação.

A proteção especial prevista no Projeto de Lei prevê: garantia de vaga nos leitos das unidades hospitalares da rede pública e nos hospitais conveniados com o SUS; concessão de passe livre no serviço de transporte público nos dias de consultas, exames e outros procedimentos médico-hospitalares; e recebimento gratuito dos medicamentos prescritos durante o tratamento.

Leia Mais

Processo contra Wigão tem relator

Escolhido por sorteio, ocorrido durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar, vai relatar o Processo movido pelo deputado José Edmar contra o deputado Wigberto Tartuce, o deputado distrital Izalci Lucas. Consciente da importância da função, Izalci pretende conduzir o processo de forma transparente , dando ao acusado amplo direito de defesa, só redigindo parecer após investigação com reunião de provas, tudo dentro do prazo regimental. Izalci reassumiu o mandato nesta segunda-feira, já sendo incumbido de uma missão importante logo na primeira reunião da Comissão, que integra como membro titular .

Leia Mais

Processo contra Wigão tem relator

Escolhido por sorteio, ocorrido durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar, vai relatar o Processo movido pelo deputado José Edmar contra o deputado Wigberto Tartuce, o deputado distrital Izalci Lucas. Consciente da importância da função, Izalci pretende conduzir o processo de forma transparente , dando ao acusado amplo direito de defesa, só redigindo parecer após investigação com reunião de provas, tudo dentro do prazo regimental. Izalci reassumiu o mandato nesta segunda-feira, já sendo incumbido de uma missão importante logo na primeira reunião da Comissão, que integra como membro titular .

Leia Mais

Izalci Inaugura novo escritório politico durante sua festa de aniversário

Centenas de amigos e colaboradores prestigiaram a festa de aniversário e inauguração do novo escritório político do Secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, deputado distrital Izalci Lucas, na noite do dia seis de abril, O evento reuniu várias autoridades do GDF e do governo federal, inúmeros políticos de peso, como o senador Paulo Octávio, os deputados federais José Roberto Arruda, Rodrigo Maia (RJ) e Roberto Brant (MG), além da deputada distrital Eurides Brito, e de representantes da sociedade civil.

O lançamento da candidatura do deputado Izalci à Câmara Federal ocorreu nas dependências de seu escritório, no Setor de Diversões Sul. Decorada com centenas de balões azuis e amarelos, e muitas faixas de apoio, a festa chegou a reunir perto de 1.000 pessoas. Depois de cumprimentar e abraçar todos os presentes, um a um, Izalci convidou as autoridades presentes a discursarem. Primeiro falaram o líder do PFL na Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ), e o deputado mineiro Roberto Brant. Depois, usaram a palavra o senador Paulo Octávio e o deputado José Roberto Arruda, que destacaram a experiência política, a tenacidade e a capacidade de articulação política do aniversariante, deputado Izalci Lucas.

Em seu pronunciamento, o deputado Izalci Lucas agradeceu o lançamento de seu nome para a Câmara Federal e disse estar determinado a levar a bandeira do Cheque-Educação para a pauta de discussões da Câmara dos Deputados, como contribuição para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Ele lembrou ainda as mais de duas mil proposições que apresentou na Câmara Legislativa do Distrito Federal no período em que exerceu o seu mandato parlamentar. Em um discurso emocionado, Izalci lançou a candidatura do deputado José Roberto Arruda ao governo do Distrito Federal. A declaração arrancou aplausos ruidosos das centenas de pessoas presentes. Foi um momento memorável. Uma festa cívica emocionante, que demonstrou a força e a determinação que vai pautar a campanha do deputado distrital e Secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do DF, Izalci Lucas, para ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem.

Izalci também fez um agradecimento muito especial a todos os seus colaboradores e amigos, e lembrou dos inúmeros candidatos a deputado distrital que terão seu apoio e que também irão apóia-lo nas eleições de 2006. Depois dos discursos, Izalci permaneceu por mais de duas horas recebendo os cumprimentos e os abraços de cada um dos presentes, em uma demonstração clara e marcante de respeito e admiração por todos que foram prestigiá-lo em um dia tão importante de sua vida, em que esteve sempre ladeado por sua esposa D. Ivone e seu filhos.

Leia Mais

Agenda científica prevê 37 eventos até dezembro

A Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) aprovou uma agenda que prevê a realização de 37 eventos científicos na cidade até o início de dezembro, que reunirão cerca de sete mil pessoas, do país e do exterior. As 42 propostas apresentadas foram avaliadas e julgadas pelo conselho da entidade.

Os congressos, workshops e fóruns debaterão temas como computação quântica, biologia computacional, genética, ecologia, engenharia, energia, inteligência competitiva e talento estudantil.

Segundo o secretário Izalci Lucas, a agenda representa investimentos de R$ 980.200,00na promoção de oito eventos por mês, em média, que totalizarão 176 dias de trabalhos.

Dentre as instituições promotoras destacam-se a UnB; a Católica; a Embrapa; o Conselho Regional de Contabilidade, a Sociedade Brasileira de Pediatria do DF; a Academia Brasileira de Neurologia; a Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva; o Clube de Engenharia e a Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística.

Leia Mais

Projeto previne doença da vaca louca

O deputado Izalci (PFL) protocolou projeto de lei proibindo a fabricação, utilização e comercialização de ração ou complemento alimentar que contenha, em sua composição, cartilagem, sangue, osso ou qualquer outro componente de natureza animal. O objetivo é afastar, do Distrito Federal, os riscos de contaminação pela doença da vaca louca.

A iniciativa do parlamentar foi movida pela constatação, feita na Inglaterra, de que a doença da vaca louca, que vem contaminando rebanhos na Europa, tem origem no consumo desse tipo de ração, utilizada como alternativa ao pasto natural.

Os animais que, comprovadamente, tiverem consumido essa ração produzida a partir de sangue, ossos e cartilagens, segundo a proposta de Izalci, deverão sofrer rigorosa inspeção da Secretaria de Agricultura para avaliar sua condição de saúde e sacrificar os animais doentes, se for o caso.

Em caso de desobediência da futura lei, o projeto determina notificação estabelecendo prazo para correção da infração; multa de mil a cinqüenta mil reais, no caso de reincidência; proibição de participar de licitações realizadas pelo Distrito Federal pelo prazo mínimo de um ano; e suspensão temporária ou definitiva do alvará de funcionamento.

Leia Mais

PSDB criará núcleos partidários em todo o DF

O deputado secretario Izalci Lucas prepara cruzada para trabalhar a criação de núcleos comunitários do PSDB em todas as zonais do partido tucano nas cidades do Distrito Federal. Essa, na avaliação dele, é a estratégia fundamental para intensificar a relação do partido com a comunidade.

Trata-se de radicalizar a democratização partidária, de criar relação orgânica da agremiação tucana com a população do Distrito Federal. O partido, ressalta, deve ser criado dentro da comunidade. Esta tem que participar, no interior do partido, colocando seu ponto de vista, suas reivindicações, seus sentimentos, suas propostas de mudança da sociedade.

A educação, a saúde, os transportes, os investimentos em infra-estrutura urbana, tudo, na opinião de Izalci Lucas deve ser objeto de debate pela comunidade no interior dos núcleos partidários. Cada quadra precisa organizar comitês de quadra, eleger seu representante e debater seus problemas. A união dos comitês formará uma assembléia comunitária. Ela, mesma, escolherá o administrador comunitário e exigirá regulamentação, pela Câmara Legislativa, do artigo da Lei Orgânica que prevê eleição direta nas cidades do Distrito Federal. A democratização no poder é indiscutivelmente necessária, quando se transforma em consenso nos núcleos do partido. Seus líderes serão os autênticos representantes dos anseios populares.

O PSDB, segundo Izalci, extrairá desse sumo popular autêntico suas principais propostas para contribuir com o desenvolvimento do Distrito Federal. Nos núcleos a vida da comunidade pulsará intensamente. Dessa maneira, a sociedade voltará a acreditar nos partidos, porque verá neles não algo que esteja fora da sua realidade, mas que seja, fundamentalmente, expressão da sua própria realidade. Não há divisão entre o sujeito, o eleitor e eleitora, e o objeto, o desenvolvimento da comunidade. Este é uma construção social, assim como o partido deve significar instrumento de ação da comunidade em favor dos interesses das diversas categorias sociais cujos interesses não são homogêneos, mas, essencialmente, heterogêneos, antagônicos.

Nesse sentido, na opinião do secretário, será possível resgatar a autentiticidade partidária, conferindo-lhe valor real. O início da discussão sobre a reforma partidária tem que ser sobre o papel dos partidos na vida da comunidade. Não se trata mais de discutir na cúpula para que a base absorva o pensamento vindo de cima para baixo. Isso é passado. A sociedade civil organizada, consciente dos seus deveres e obrigações, exige avanço qualitativo dos partidos para que a representação nas câmaras legislativas, nas assembléias estaduais e distrital e no Congresso Nacional, seja autêntica.

O líder comunitário, inserido no núcleo dos partidos, discutindo e absorvendo a lição social, diariamente, será, diz, essencialmente, fruto da realidade do seu distrito. Por isso, o voto tem que ser distrital, para ser consequente com sua condição de ser fruto da nuclearização partidária intrínseca à vida comunitária. A fidelidade partidária não surgirá como obrigação intrínseca do candidato ao partido em si mas à comunidade na qual está inserido no contexto do núcleo partidário. No núcleo do partido se discutirá a realidade social, ao contrário do que acontece nos diretórios onde se discute apenas o controle do poder. Os núcleos serão a fonte do verdadeiro poder.

Esse caminho político impõe novo paradigma: exige a moralidade público como oxigênio necessário à vida dos partidos políticos. Sem ela, perecerão. Sobretudo, a recuperação moral da vida político-partidária, conclui Izalci, surgirá nos núcleos dos partidos. Neles nascerá a liderança autêntica do PSDB. Os anseios populares representarão a sua bandeira e nela se identificará, integralmente, com o sentimento de mudança que anima a sociedade em busca da justiça econômica e social.

Por: Cesar Fonseca

Leia Mais

Izalci faz apelo ao PT

Preocupado com a demora na liberação da área onde será implantada a Cidade Digital o deputado Izalci Lucas fez um apelo a bancada do Partido dos Trabalhadores, no sentido de que eles intercedam junto ao superintendente do Ibama/DF, Francisco Palhares, para a agilização do processo.

Izalci teme que a falta de autorização, divulgada o tempo todo pela imprensa , possa afastar as inúmeras empresas nacionais e até estrangeiras com interesse já declarado de se instalarem no local.
Para o deputado, é preciso um esforço maior da CLDF em prol da criação do Pólo de Tecnologia, que vai gerar mais de 50 mil empregos. Ele discorda do Ibama no concernente a análise do projeto do Banco do Brasil de maneira isolada, como vem anunciando o órgão. De Acordo com Izalci a questão merece prioridade, pois envolve mais de duas mil empresas dispostas a investir no local. Ele quer a união dos partidos em prol da liberação da licença ambiental e da reciclagem de entulhos. Izalci garante não haver , como alega o Ibama, área de cuidados ambientais.

Leia Mais

Título de Cidadão honorário é entregue ao som de Mozart


A sala Vila Lobos do Teatro Nacional foi palco da entrega do título de cidadão honorário ao diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Maestro Silvio Barbato. A homenagem ao maestro e diretor musical da Orquestra do Mercosul, proposta pelo deputado Izalci Lucas, foi uma das poucas aprovadas por unanimidade pelos demais membros da casa. O ato solene foi marcado pela emoção.

Teatro lotado, público, orquestra e convidados comoveram-se com o maestro Silvio Barbato, que com voz embargada disse ser a música, a “ melhor forma de agradecer” o título recebido. Ele cumpriu a promessa. O concerto de abertura da temporada oficial da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, intitulado de “ O Messias”, de GF.Handel, versão W.A Mozart, foi maravilhoso. O deputado Izalci Lucas, admirador do trabalho e da dedicação do Maestro à área cultural, apresentou a proposta como uma forma de reconhecimento da população à divulgação incansável da música clássica. De acordo com Izalci, Silvio Barbato tem lutado para a difusão do estilo musical, muito apreciado pelo público, que tem pouca oportunidade de freqüentar as salas de concerto. Ele concorda com o maestro quando Silvio afirma; “o que falta para a população é acesso, temos de abrir as portas”. Segundo o maestro, a política adotada em Brasília de apresentar concertos gratuitamente, está conquistando as pessoas, que se emocionam e choram diante das apresentações.

Leia Mais

Legislação da Cati será atualizada

O GDF vai elaborar um plano estratégico para orientar as políticas de tratamento da informação de seus diversos órgãos. A decisão foi tomada hoje (23/7) pela Comissão de Coordenação das Atividades de Tratamento da Informação (Cati), reunida oficialmente, pela primeira vez, sob a presidência do secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas.

Visando atender às crescentes necessidades do governo na área tecnológica, que exigem definições e respostas rápidas, também ficou decidido que a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Codeplan vão formular, em conjunto, a minuta de um novo regimento para a Comissão e propor atualizações, sobretudo de enfoques tecnológicos, ao decreto que regulamenta os trabalhos da Cati, inalterado desde que entrou em vigor, há oito anos.

A reunião marcou o início dos trabalhos da Comissão com sua nova composição. A Cati, que voltará a se reunir no dia 19 de agosto, tem como membros natos os secretários de Ciência e Tecnologia, Gestão Administrativa, Governo, Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e o presidente da Codeplan.

Recém nomeados pelo governador Joaquim Roriz, tomaram posse os quatro representantes do setor privado na Comissão: Antonio Fábio Ribeiro, presidente do Sindicato da Indústria da Informação (Sinfor); Silvone Alves de Assis, da MSD; Carlos Roberto Chamelete, da Policentro; e Marcelo Villares Coelho, da Conecta.

O secretário Izalci Lucas enfatizou a importância da Comissão no que se refere às ações do Governo no tratamento da informação, conceito que vai além da utilização pura e simples da informática, e no que diz respeito à conscientização da sociedade sobre as ações dos órgãos do GDF nessa área.

Compete à Comissão de Coordenação das Atividades de Tratamento da Informação formular a política de tratamento da informação; baixar normas para orientar e disciplinar a execução da política de tratamento da informatização; orientar a elaboração, examinar e aprovar planos setoriais de informatização; aprovar relação de equipamentos e serviços de informática que podem ser adquiridos pelos órgãos e unidades da Administração do Distrito Federal sem sua autorização e exercer outras competências que lhe forem conferidas.

Leia Mais

Arte amadora no palco

A arte amadora vai ganhar novo impulso, com o projeto de lei do deputado Izalci que estabelece um tempo máximo de 40 minutos para a apresentação de grupos locais, na abertura dos espetáculos comerciais realizados em salas e espaços públicos cedidos ou alugados pelo Governo.

O projeto, intitulado Arte no Palco, faculta à Secretaria de Cultura, encarregada da operacionalização da futura lei, a possibilidade de estabelecer, nos contratos firmados com os produtores dos espetáculos profissionais, um percentual da bilheteria para remunerar os grupos amadores.

Segundo o deputado Izalci, o projeto estimulará a produção artística no Distrito Federal ao abrir uma nova alternativa para os artistas e grupos amadores de todas as regiões administrativas, inscritos e escolhidos pela Secretaria de Cultura, para exibirem, em sistema de rodízio, seus trabalhos em espaços apropriados, com platéia e remuneração.

Leia Mais

Mudar o final é a meta. Izalci volta à CLDF disposto a fiscalizar e a cobrar transparência.

O deputado distrital Izalci Lucas, PFL, retorna à Câmara Legislativa do DF com propósitos definidos. Nesta etapa, descrita por ele como terceira fase do mandado , os esforços serão voltados para a fiscalização, a auditoria e a transparência.” Vou me dedicar ao que mais gosto e sei fazer com eficiência”, garante o deputado ao lembrar ter sido a primeira fase do mandato voltada às proposições, a apresentação das reivindicações da comunidade e principalmente ao processo legislativo, durante a ocupação do cargo de terceiro –secretário.

Já na segunda fase, quando a convite do governador Joaquim Roriz, ocupou a Secretaria para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, Izalci teve a oportunidade de realizar vários projetos. Entre eles cita o da Política de Ciência e Tecnologia, em tramitação na Câmara, para o qual ele solicitou atenção dos pares quanto a necessidade urgente de aprovação. “Precisamos convalidar e aprová-lo porque é um projeto amplo, de estado e não de governo , que envolve três grandes programas: contruindo cidadania, empreendendo cidadania e construindo cidadania com ciência e tecnologia”, conclui.
Como ênfase aos propósitos definidos para este ano o deputado Izalci Lucas cita o texto Só de sacanagem, de Elisa Lucinda, usado por Ana Carolina nos seus shows para falar da indignação contra a corrupção, que vem de encontro aos seus sentimentos e desejos. Como ela, ele também se pergunta por “quantas vezes minha esperança será posta à prova? ... cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres, cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade.”
Assim como Lucinda ele garante que: “ pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então gora eu vou sacanear. Mais honesto ainda eu vou ficar.Com o tempo a gente consegue ser livre , ético. “ Para o deputado, a esperança não pode ser perdida, por isto ele vai continuar lutando. “ Sei que não dá para mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final”, acredita fielmente Izalci.

Leia Mais

Izalci apresenta Parque Capital Digital e Política de C&T do DF

O Secretário de Estado para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia Izalci Lucas, ministrará a palestra ‘Parque Capital Digital e Política de Tecnologia do DF’ no dia 17/03/05 às 15h00. A Palestra faz parte da Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações aplicada ao Setor Público. O evento será realizado no Hotel Blue Tree Park, localizado próximo ao Palácio da Alvorada.


Maiores Informações: 468-6665.

Leia Mais

Fórum de Salvador cobra mais apoio para ciência e tecnologia

Reunidos na capital baiana nos dias 14 e 15 de junho, secretários de Ciência e Tecnologia e presidentes de Fundações de Apoio à Pesquisa elaboraram a Carta de Salvador.

Além de registrar os resultados obtidos, o documento defende a continuidade dos programas anteriormente aprovados e a assinatura de novos convênios destinados a assegurar avanços das políticas setoriais praticadas pelos Estados, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Algumas das propostas da Carta de Salvador já estão em execução no Distrito Federal, o que não invalida nosso interesse no apoio federal”, comentou o secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas. Cita, entre estes, o Programa de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos, que promove a integração das instituições de pesquisa com o setor produtivo, unindo capacidades já existentes.

Segundo Izalci, que representa o Centro-Oeste no Fórum, o encontro foi importante porque defendeu, enfaticamente, a parceria entre a União e os Estados.

O documento é conclusivo ao afirmar que “o desenvolvimento do setor só se viabilizará com investimentos do governo federal, somados ao crescente interesse dos governos estaduais em promover o desenvolvimento local em ciência, tecnologia e inclusão digital.

Por conta de o Distrito Federal estar entre os Estados mais evoluídos da Federação em informática, ciência e tecnologia, a Secretaria para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia acaba de livrar o DF de fazer companhia a São Paulo (Grupo A) no quadro das contrapartidas de recursos nos convênios e projetos de parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Conseguiu situá-lo no Grupo B ao lado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Isto significa que em vez de entrar com parcela de recursos igual à da União (1x1), para cada R$ 1,5 de dotação federal, entrará apenas com R$ 1.

Pode não parecer muito, mas o resultado se torna significativo diante do grande volume de projetos e parcerias que a SDCT-DF já realiza e programou para o segundo semestre deste ano.

Leia Mais

Cineasta Afonso Brazza é homenageado

Centro Cultural Afonso Brazza será o novo nome do Centro Cultural Itapuã, no Gama, conforme projeto apresentado pelo deputado Izalci (PFL) em homenagem ao cineasta brasiliense José Afonso Filho, falecido dia 28 passado, de câncer no esôfago. Foi no Itapuã que Brazza, criado no Gama, lançou a maioria de seus filmes.

Izalci sempre admirou a tenacidade de Brazza, também de origem humilde. Como o cineasta, o deputado-professor chegou a Brasília nos anos 60 e, ainda menino, trabalhou na rua para ajudar a família, engraxando sapatos e vendendo laranjas.

A família de Brazza veio do Piauí e se radicou no Setor Sul do Gama, onde ele revelou sua vocação cedo, garimpando fotogramas em latas de lixo, principalmente do Cine Itapuã, para montar e projetar, com uma lanterna, filmetes domésticos.

Foi em São Paulo, para onde se mudou no começo dos anos 70, que Afonso virou Brazza –porque era de Brasília - e se tornou assistente do diretor Tony Vieira.

De volta ao DF em 1981, Afonso foi admitido, por concurso, no Corpo de Bombeiros, quando começava a produzir e a dirigir o seu primeiro filme, “Procurador Jefferson – o Matador de Escravos”, com recursos próprios e ajudado por amigos.

O Gama foi o principal cenário de seus filmes e Inferno no Gama é a mais conhecida das nove películas que produziu, dirigiu e atuou ao lado de sua mulher, Claudete Joubert, que estreou no cinema contracenando com a ainda novata Vera Fischer, num filme do diretor Fauzi Mansur.

Leia Mais

Geração III

“Vocês não são somente a Geração III, mas principalmente a Geração do talento” Silvio Sakata, Subsecretário de Inclusão Digital

Na última sexta-feira (27/04) as turmas 50ª e 51ª do Programa Geração III receberam o diploma de conclusão de curso no auditório do SERPRO – Sede. O programa é uma parceria entre a FAPDF – Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - e o SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados. Criado em outubro de 1999 para atender pessoas da terceira idade, o objetivo do programa é fazer a inclusão digital da terceira idade.
Durante a cerimônia de entrega dos diplomas a emoção tomou conta dos alunos e dos presentes. Alguns deles tiveram contato com computador nesse curso. Mas a barreira era quebrada logo nas primeiras aulas. “Vi essas crianças entrando na sala com um ar de medo. Pareciam imaginar que se apertassem algum botão tudo iria explodir. Depois de algumas aulas já os senti satisfeitos apenas com o fato de terem aprendido a ligar e desligar o computador” disse Mário Sérgio, instrutor e coordenador do curso. O aposentado Jaci Root não tinha contato algum com computador, mas a curiosidade e a possibilidade de fazer novas amizades o fizeram procurar o curso. “Estava me sentindo muito sedentário e gosto de fazer amizades. Resolvi fazer o curso depois da ótima recepção que tive e também para poder navegar e conhecer pessoas de todo o mundo pela internet” disse. Oneide de Alencar, de 60 anos, já havia contratado professor particular, mas não conseguiu obter a desenvoltura e o aprendizado adquiridos no curso da FAPDF. “Agora eu realmente aprendi. Hoje eu conheço o computador. Nosso instrutor é um sábio, um educador”, completou Oneide. Na cerimônia, a presidente da FAPDF, profª Maria Amélia, foi representada por Paulo Socha que elogiou os alunos. O subsecretário, Silvio Sakata, que representou Izalci no evento, se mostrou impressionado com a disposição dos alunos. “Vocês não são somente a Geração III, mas são principalmente a Geração do talento” disse Sakata.
Com as duas turmas que se formaram, o número de alunos habilitados no curso subiu para 554. Para o secretário de Ciência e Tecnologia, deputado federal Izalci, “esse é um programa de grande importância para a Secretaria. “Esse programa é especial e muito gratificante para a Secretaria e para a FAP. Principalmente pelo fato de que a Geração III é o futuro de todos nós. Se estivermos incluídos digitalmente teremos melhor qualidade de vida. A sensação é a mesma de alfabetizá-los novamente, só que digitalmente”, afirmou.

Sem computador, fechei meu escritório
Dalva Nascimento (88 anos) fez parte da primeira turma da primeira turma de contabilidade do Brasil e durante mais de cinqüenta anos trabalhou em sua área. “Tinha um escritório à moda antiga. Fazia contas à mão. Com a chegada do computador e minha idade já avançada acabei fechando meu escritório. Hoje já seria diferente. O computador iria me ajudar em meu trabalho” completou Dalva.

Inscrições
As novas inscrições para o curso Geração III poderão feitas na FAPDF pelos telefones 3234.0896 ou 3361.3340. Para se inscrever é necessário ter mais de 60.


Leia Mais

Cidade Digital liberada pelo Governo Federal

Sancionado o projeto que amplia Parque Nacional, local do complexo. O presidente em exercício, José Alencar, sancionou, ontem à noite, o projeto 4.186/04, que amplia a área do Parque Nacional de Brasília, onde será instalado o centro tecnológico. A lei será publicada, hoje, no Diário Oficial da União (DOU), abrindo caminho para a instalação de duas mil empresas no local, com a possibilidade de criação de mais de 40 mil empregos.

O ministro do Esporte, Agnelo Queiróz, parlamentares e autoridades locais participaram do ato de assinatura, ao lado Alencar. O governo do Distrito Federal tinha pressa na sanção do projeto, que tramitou cerca de dois anos no Congresso. O Banco do Brasil, em consórcio com a Caixa Econômica Federal, pretende instalar no local o Datacenter, complexo de tecnologia que será responsável pelo controle de todas as operações da instituição. O BB, no entanto, tem prazos a cumprir e dependia da aprovação do projeto para confirmar o investimento em Brasília. Ontem, a direção do banco não quis se manifestar sobre a sanção. Segundo a Assessoria de Imprensa, a instituição só vai se pronunciar após ser informada oficialmente.
Ou seja, hoje, depois da publicação no DOU. O investimento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica está previsto em R$ 4,4 bilhões. A implementação da Cidade Digital, porém, depende ainda de liberação de licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). "Acreditamos que não vai haver mais empecilho para a liberação da licença de instalação, que nos permitirá entrar com a infra-estrutura no local", afirmou Izalci Lucas, secretário de Ciência e Tecnologia do DF. O superintendente do Ibama, Antônio Palhares, está com problemas de saúde e não deu entrevistas ontem. Mas na época da aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, no final de janeiro, o diretor de Ecossistema do órgão, Valmir Ortega, se comprometeu a dar início à análise técnica dos estudos ambientais. "Não podemos emitir licença antes da sanção do projeto de lei pelo presidente da República, mas isso não impede de fazer análise e acompanhar os estudos ambientais", afirmou na ocasião.
O senador Paulo Octávio (PFL) comemorou a iniciativa. "A ampliação do Parque Nacional representa um ganho extraordinário para o meio ambiente. A Cidade Digital, por sua vez, significa a inclusão de Brasília no futuro tecnológico do Brasil", afirmou o senador.

Fonte: JB On Line

Leia Mais

Izalci assina parceria com a ABRIPI

O Secretário de Estado para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do DF, Izalci Lucas, e a Associação Brasileira dos Inventores e da Propriedade Industrial (ABRIPI), assinam, nesta terça-feira, dia 15/03, às 17:00 horas, termo de parceria visando a pesquisa e o diagnóstico do potencial inventivo do DF.
O trabalho tem como finalidade conhecer o universo dos inventores e pesquisadores do DF e seus projetos, devidamente registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), objetivando a elaboração de ações e estratégias de governo para o melhor aproveitamento dos projetos viáveis dentro do Distrito Federal. De acordo com o Secretário: “Esse termo de parceria representa um marco histórico no relacionamento entre o Poder Público e a sociedade civil organizada”.



Leia Mais

Congresso Nacional sobre Frente Parlamentar Mista

O secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas, participou de 30/6 a 1º /7, em S. Paulo, do congresso nacional da Frente Parlamentar Mista pelo Software Livre e Inclusão Digital. Um dos pontos altos do evento foi um programa de inclusão social/digital visando a promoção do empreendedorismo e a geração de emprego e renda para jovens de 15 a 24 anos, no setor tecnológico, baseado em software livre.

Leia Mais

Idoso terá crédito sem preconceito

Negar crédito aos idosos, por causa da idade, poderá sair caro às empresas de varejo, prestadoras de serviços, imobiliárias, instituições financeiras ou quaisquer outras que operem sistema de crediário no Distrito Federal.

Começou a tramitar, na Câmara, projeto de lei do deputado Izalci (PFL), que prevê multa de R$ 500, negativação no Procon, seis meses sem Certidão Negativa de Violação aos Direitos do Consumidor e sem acesso às licitações do GDF para as empresas que se negarem a conceder crédito às pessoas a partir dos 60 anos.

O objetivo, segundo Izalci, é coibir a discriminação hoje existente aos idosos, que se torna ainda mais patente no momento do preenchimento do cadastro para comprar a prazo ou fazer um financiamento, quando o crédito é negado com base na idade.

Leia Mais

POSSE - Izalci assume mandato na Câmara Federal

O secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal, Izalci Lucas, assumiu, nesta quinta-feira (01/03), o mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados. Izalci é o primeiro suplente do PFL na Casa e vai ocupar a vaga do deputado Alberto Fraga, à frente da Secretaria de Transportes do DF.

Durante a posse na Câmara dos Deputados, Izalci ressaltou que no Legislativo lutará em defesa da educação de qualidade no ensino público do Distrito Federal. “É um desafio que se encontra ancorado na ciência e tecnologia, a mais moderna das ferramentas do desenvolvimento à disposição da sociedade”, completou o deputado.

O cientista político e administrador público Adelson Júlio Cardoso, antigo assessor do governador José Roberto Arruda, assume a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Agência de Comunicação

Leia Mais

Senado Aprova Cidade Digital

Depois da Câmara dos Deputados agora foi a vez do Senado Federal aprovar, na noite desta última terça-feira (14/02), o projeto que amplia o Parque Nacional de Brasília para 41,8 mil hectares, possibilitando assim a criação da Cidade Digital.
O projeto segue para a sanção do Presidente Lula e a bancada do DF no Congresso Nacional espera que isso ocorra o mais rápido possível, de forma a possibilitar a liberação da licença prévia pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), cujos estudos com esse fim encontram-se em estágio bastante avançado, o que possibilitará o início da implantação do empreendimento ainda nesse primeiro semestre.
O Secretário de Ciência e Tecnologia do DF, deputado Izalci Lucas, bastante satisfeito com mais essa conquista, afirma que a Cidade Digital em breve deixará de ser um sonho para se tornar uma realidade, “A Cidade Digital não é um projeto de uma pessoa, e sim de um governo, cujo comandante, o Governador Joaquim Roriz, jamais negou esforços à sua realização, tanto que, incentivado por ele, mantivemos a nossa convicção de que, embora árdua, a luta tinha de ser travada dia e noite, sem desânimo, tendo em vista a importância que esse pólo tecnológico representa para o Distrito Federal”, reforça.
O Parque Capital Digital, nome oficial da Cidade Digital, tem previsão de gerar 40 mil empregos, atraindo empresas de alta tecnologia e investimentos de bilhões de reais, prova que o Banco do Brasil, com a construção do seu Centro Tecnológico, deverá aplicar 4,2 bilhões no empreendimento, conforme informação do gerente-executivo da Diretoria de Tecnologia da Instituição, Jesualdo Conceição da Silva.
Para Izalci Lucas foi fundamental a união de alguns parlamentares da Bancada do DF no Congresso Nacional, especialmente o Deputado José Roberto Arruda, para que a Cidade Digital fosse aprovada e encaminhada à sanção de Lula. Segundo ele, não tivesse os parlamentares pressionado as lideranças partidárias e os presidentes das duas Casas (Câmara e Senado) no sentido de agilizar o processo de tramitação da proposta, certamente a Cidade Digital levaria um bom tempo para se tornar realidade.

Leia Mais

Izalci reassume Secretaria para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do DF

O deputado distrital Izalci Lucas reassumiu no último dia seis a Secretaria para o Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (SDCT), a convite do governador Joaquim Roriz. Depois de ter comandado a pasta por 11 meses, ele havia retornado à Câmara Legislativa para participar da eleição da nova mesa diretora.

“Eu não poderia ter ficado de fora da Câmara em uma hora tão importante. Voltei para honrar meu mandato, trabalhar para que a casa não caísse em mãos indesejáveis e para defender os interesses dos meus eleitores na votação do orçamento do GDF”, explica o deputado. “Agora”, complementa ele, “retomo o comando da pasta da Ciência e da Tecnologia para dar continuidade aos inúmeros projetos que iniciei e deslanchar o Parque Cidade Digital, que mais do que nunca é uma prioridade do Governo do Distrito Federal”.

Antes mesmo de voltar ao comando da SDCT, Izalci conseguiu que a lei de sua autoria proibindo a cobrança da consumação mínima em bares, boates e casas noturnas do Distrito Federal entrasse em vigor dia 26 de janeiro. A partir de agora, comemora o deputado, os consumidores em geral e os nossos jovens em especial poderão divertir-se sem a obrigação de consumirem bebidas em razão da cobrança indevida da consumação mínima. Quem quiser poderá apenas dançar e conversar pagando mais barato por isso. E aqueles que desejarem beber, também poderão fazê-lo, agora não mais induzidos pela cobrança da consumação, explica o deputado e atual secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia Izalci Lucas.

Metas – As metas para o ano de 2005 são claras. Izalci quer ver aprovada na Câmara Legislativa a Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal que, entre outras qualidades, difere das demais por vincular 50% dos recursos a serem aplicados no setor em pesquisas que resultem em benefícios objetivos para a população da região. Além do que, o deputado também vai trabalhar para aprovar os projetos de lei que criam a Agência de Metrologia e Qualidade do Distrito Federal – AMEQ/DF – e a Agência de Desenvolvimento de Marcas e Patentes do Distrito Federal – AMAPA/DF.

Izalci também vai aprimorar a execução dos três grandes projetos em andamento na SDCT, com prioridade para a informatização das escolas públicas e bibliotecas do DF, a inclusão digital das comunidades mais carentes e a implantação do Parque Cidade Digital, do Parque de Biotecnologia de Sucupira e o Parque de Ciência e Tecnologia em Saúde.

Balanço positivo - Feito um balanço da atuação parlamentar dos distritais em 2003 e 2004, Izalci apresentou o melhor desempenho entre todos os seus pares. Foram 1.350 proposições apresentadas entre Indicações, Moções, Projetos de Decreto Legislativo, Emendas à LDO, e Projetos de Lei, entre outros. Dos 156 Projetos de Lei apresentados, dez já se tornaram leis viáveis e úteis à sociedade. Tanto que estão em vigor, ajudando a comunidade a ter uma vida mais digna. Na área da educação – que sempre foi o foco de atenção do deputado Izalci – ele teve aprovada a primeira lei que garante a inclusão digital das classes menos favorecidas. É a Lei de nº 3.275, de 31 de dezembro de 2003, que assegura a inclusão digital aos alunos da rede pública de ensino do DF, por intermédio da criação da Escola Digital Integrada.

Outra lei de sua autoria já em vigor é a que trouxe mais segurança aos usuários de elevadores, pela adoção obrigatória de placa de alerta: “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se neste andar”. A exposição do Código de Proteção e Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços no âmbito do DF também foi uma conquista do deputado. “Conseguimos aprovar lei que garante ao consumidor o acesso a direitos muitas vezes desconhecidos e por isto mesmo desrespeitados”, explica Izalci ao lembrar também do Programa Terceira Juventude, que virou lei em agosto de 2004 , e que se destinada a assegurar a valorização e a integração do idoso na sociedade.

A crueldade também foi eliminada dos abatedores, atualmente proibidos de usar no abate marretas e outros instrumentos que possam ferir os animais, pelo trabalho do deputado Izalci, que ainda conseguiu a aprovação da Lei de nº 3.313, de 22/01/2004, que regulariza as ocupações de áreas públicas por trailers, quiosques e similares e aquela que destina espaço nas feiras permanentes do DF para manifestações culturais de artistas da cidade.

PRODUÇÃO LEGISLATIVA DO DEPUTADO IZALCI LUCAS

PROPOSIÇÃO QUANTIDADE

Indicações 274
Moções 146
Projetos de Decreto Legislativo 023
Propostas de Emenda à LODF 011
Projetos de Lei 156
Projetos de Lei Complementar 012
Projetos de Resolução 011
Recursos 013
Requerimentos 134
Pareceres de Relator 030
Pareceres de Terceiro 224
Emendas PPA 2004/2007 (1) 011
Emendas PLDO 2004 (2) 084
Emendas PLOA 2004 (3) 075
Emendas e Substitutivos 117
Leis 010
Leis Complementares 001
Decretos Legislativos 007
Votos em Separado 011
TOTAL GERAL 1.350

Fonte: Sistema Legis(CLDF) – Assessoria Técnica/Legislativa do Deputado Izalci Lucas (31/12/2004).

(1) PPA – Plano Plurianual
(2) PLDO – Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
(3) PLOA – Projeto de Lei Orçamentária Anual


Leia Mais