sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A REVITALIZAÇÃO DO PLANETÁRIO DE BRASÍLIA

No teto hemisférico do Planetário de Brasília eram projetadas imagens de estrelas e planetas, permitindo que os espectadores adquirissem, com a orientação de um especialista, uma série de conhecimentos acerca da identificação e movimento dos astros e planetas.

Desativado desde 1997,quando era centro de elaboração cultural, científica e de atração turística, o Planetário de Brasília vai ser reativado pelo GDF. Construído em local privilegiado, entre e Torre de TV e o Centro de Convenções, o monumento foi, durante muitos anos um patrimônio de extrema importância para a comunidade, devido aos seus recursos técnico-científicos e didáticos.

O Secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do DF, deputado Izalci Lucas, já iniciou os estudos e negociações para restaurar os quase 3 mil metros quadrados do monumento e seus equipamentos.

Em convênio assinado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Governo Federal disponibilizou R$ 700 mil provenientes da Secretaria para Inclusão Social (Secis), para a recuperação da cúpula e do sistema de projeção do Planetário, assim como para a elaboração de projetos para a gestão e funcionamento do local, treinamento de monitores e capacitação de professores das escolas públicas do DF na programação de visitas de estudantes.


As obras de recuperação, a um custo previsto de R$ 2 milhões, deverão ser iniciadas ainda este ano.

O antigo Planetário contava com 16 aquários na parte superior que será substituído pelo Museu de Ciência e Tecnologia. O Secretário Izalci Lucas acredita que em 2006 o espaço estará em pleno funcionamento. De acordo com o deputado: “O importante é subsidiar a investigação científica e a divulgação da Ciência.O fechamento do planetário representou uma grande perda para a área da Educação. A revitalização desse importante espaço no DF alimentará a necessidade de conhecimento dos nossos jovens. Além de estimular o ensino da ciência, especialmente da Astronomia, contribuirá também para o desenvolvimento do turismo na capital federal.”.


Quando as obras estiverem concluídas, o GDF iniciará o atendimento ao público segundo um modelo de gestão moderno e inovador. Brasília disporá, então, de mais um importantíssimo instrumento de promoção educacional, social e cultural.


Um comentário:

Anônimo disse...

Seria um presente para Brasília ter o planetário de volta. Fui a uma apresentação na decada de 80, quando fazia o ensino fundamental e nunca esqueci a apresentaçao maravilhosa que assisti...
Mas o que aconteceu com o projeto de revitalizaçao, ja estamos em 2008? nao deu certo?
Estou torcendo para que revejam a ideia!