sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

IZALCI LUCAS SE REÚNE COM MINISTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sergio Rezende sinaliza que sugestões apresentadas por secretários e dirigentes de FAPs serão levadas em conta na definição das ações transversais a serem apoiadas em 2006

O Secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas, participou ontem (11/08) de reunião com o Ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, para a entrega da carta de vitória.
O documento consiste na síntese do material produzido durante a reunião conjunta do Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia e do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, que foi realizada em Vitória (ES), nos dias 14 e 15 de Abril de 2005.
A carta traz o consenso dos Estados quanto à relevância das questões abordadas no que se refere ao fortalecimento da CT&I no Brasil e aos assuntos que deverão ser considerados prioridade na pauta das próximas reuniões. Na ocasião, foram promovidas importantes discussões que resultaram na institucionalização do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I - CONSECTI e deliberação de temas no âmbito da CT&I Nacional, relacionados aos Sistemas Estaduais e o DF.
Na reunião com o Ministro, o presidente do CONSECTI, José Sacomano e o presidente do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, Jorge Bounassar, reconheceram o esforço do MCT na construção de parcerias com os Estados destacando o apoio a Projetos estruturantes dos Sistemas Estaduais e CT&I, como o Programa Nacional de Apoio às incubadoras e Parques Tecnológicos e o desenvolvimento do Modelo de Dispêndios Estaduais em Pesquisa e Desenvolvimento.
Depois de ouvir as propostas apresentadas o Ministro afirmou que a Carta de Vitória chegou em boa hora. Segundo Rezende, o processo de definição dos temas de ações transversais a serem apoiadas em 2006 está sendo iniciado agora e será finalizado até outubro. Ele ainda informou que, no final do ano, já serão lançadas as chamadas e no início do ano que vem, será feita a contratação de projetos.
Na avaliação do Secretário Izalci Lucas, “Procuramos defender a adoção de um modelo de gestão de C&T, visando a articulação das três esferas de governo por meio de ações conjuntas e mais ajustadas às diferentes realidades econômicas e sociais do Brasil.” Declara.
A próxima reunião plenária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C&T (Consecti) e do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) vai acontecer nos dias 1 e 2 de setembro, em Brasília, na sede da ABIPTI.

Nenhum comentário: