sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

TECNOLOGIA - Banco do Brasil já pode instalar o Datacenter na Cidade Digital

O Banco do Brasil lançará, na próxima semana, a licitação pública para a construção do centro de processamento de dados, o Datacenter, no Parque Cidade Digital, na Granja do Torto. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou, nesta quinta-feira (4), a licença prévia ambiental para o início das obras, com validade por dois anos. Ela permite ao BB a realização de audiência pública para dar andamento ao processo de construção do centro.

O gerente-executivo de tecnologia da informação do BB, Jesualdo da Silva, garantiu que até o fim da primeira quinzena do mês o edital de licitação será lançado. A licença permite que o banco dê início as consultas à Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) para a verificação dos padrões a serem utilizados para a emissão de efluentes líquidos lançados na rede coletora de esgotos.

No empreendimento o Banco do Brasil vai investir cerca de R$ 2,3 bilhões. Os recursos serão aplicados nas instalações físicas e aquisição dos equipamentos que comporão o Datacenter. A unidade do BB servirá de âncora para atrair empresas de alta tecnologia para o Parque Cidade Digital.

INFRA-ESTRUTURA – O secretário de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, Antônio Fábio Ribeiro, disse que aguarda a liberação pelo Ibama do Relatório e Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da área de 123 hectares para dar início às obras de infra-estrutura urbana no local. O documento está em fase de elaboração, por encomenda da Terracap e deve ser concluído no prazo entre 60 e 90 dias.

Criado recentemente, a partir da ampliação da área do Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), o Parque Cidade Digital vai abrigar cerca de duas mil empresas de alta tecnologia, tornando o Distrito Federal ponto de referência mundial em tecnologia de ponta. Está prevista a criação de 40 mil empregos diretos com a instalação das empresas de informática e de tecnologia da comunicação na Cidade Digital.

Empresas do Japão, Coréia, China, Polônia, Canadá e Estados Unidos já demonstraram interesse pelo projeto. O Grupo Executivo para Implantação do Parque Tecnológico Capital Digital acompanha todos os lances parar a instalação da unidade e a aprovação do EIA/Rima. (0505jv1)


Brasília, 05/05/2006 (Secretaria de Comunicação Social - Agência Brasília de Notícias) - Jornalista: Jairo Viana

Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia: 3426-5858

Nenhum comentário: